UFMS

Festival Mais Cultura promove visitações aos monumentos históricos

19 OUT 2019 • POR Da redação • 14h00

Desde 1969, a Cidade Universitária, em Campo Grande, abriga diversas estruturas e monumentos que enriquecem a história de Mato Grosso do Sul.  Para promover o conhecimento e visibilidade dessas construções aos acadêmicos, servidores e toda comunidade externa, o Festival Mais Cultura compõe sua programação com um cronograma de visitações nesses espaços. Os roteiros serão realizados nos dias 22, 23 e 24 deste mês, em dois horários, às 9 e 14 horas.

As visitações serão guiadas por acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Turismo, com o intuito de repassar informações históricas e arquitetônicas do desenvolvimento de todas as estruturas da Universidade, na qual seguirão três diferentes roteiros a cada dia: o esportivo, ecológico e o cultural. 

A proposta do roteiro esportivo é conduzir os participantes até as instalações do Estádio Pedro Pedrossian, mais conhecido como Morenão. Já o roteiro ecológico possui o foco no conhecimento da fauna e flora local, através da visita ao Lago do Amor, e o trajeto cultural direciona para o Teatro Glauce Rocha. Todos os roteiros possuem como ponto de partida o Monumento Símbolo da UFMS e seguem pelo Corredor Central até as paradas finais.

Ainda como parte das visitações culturais, no dia 23, será disponibilizado um passeio especial aos servidores da Universidade até o Museu de Arqueologia da UFMS (Muarq), em que terão a oportunidade de conhecer a história do museu, os espaços lúdicos-pedagógicos, a exposição de longa duração e ter orientações quanto as reservas técnicas do espaço. O transporte dos participantes será realizado às 7h30 e 13h30.

Há 13 anos, o Muarq se configura como uma unidade institucional de acervo de bens culturais obtidos através das pesquisas arqueológicas do Laboratório de Pesquisas Arqueológicas da UFMS, além de ser uma importante ferramenta para a promoção da ciência e democratização da cultura para toda a população.

As visitações também são direcionadas para os alunos da rede de ensino pública e privada da região. Os professores  responsáveis pela turma deverão optar por um horário de saída e se inscrever, assim como os demais interessados da comunidade acadêmica. Todas as atividades são gratuitas.