Saúde

MS investiga 48 casos de sarampo e confirma 2

18 OUT 2019 • POR Valéria Araújo • 17h17
Postos estarão abertoa para doses da vacina - divulgação

O Estado de Mato Grosso do Sul tem 48 casos de sarampo em investigação e outros 2 confirmados em Campo Grande, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Neste sábado o Ministéro da Saúde fará o Dia D da vacinação contra a doença. Os postos de vacinação de todo o país estarão abertos.  Até o dia 25 de outubro, quando encerra a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo, devem ser vacinadas, 2,6 milhões de crianças de 6 meses a menores de 5 anos. O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação desse grupo prioritário, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Como programação do Dia D, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, irá visitar, neste sábado, o Centro de Saúde I ‘Dr. Victor Araújo Homem de Mello’ de Pinheiros, em São Paulo.As crianças são mais suscetíveis às complicações da doença, que podem evoluir para óbito. Nos últimos 90 dias, foram confirmados 13 óbitos pela doença no Brasil, sendo sete óbitos (53,8%) em menores de cinco anos de idade, dois (15,4%) na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro (30,8%) em adultos maiores de 40 anos. As crianças menores de um ano apresentam incidência de 106,1/100.000 habitantes, número 12 vezes superior ao registrado na população geral (8,5/100.000), seguido pelas crianças de 1 a 4 anos (23,8/100.00), o que confirma essas faixas etárias como as mais suscetíveis a complicações e óbitos por sarampo.

Ainda de acordo com o último boletim epidemiológico de sarampo, do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, 6.192 casos confirmados de sarampo, o que corresponde a aumento de 15% em relação ao período de monitoramento anterior. Vinte estados estão na lista de transmissão ativa da doença e 96% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo, em 192 municípios

Para viabilizar o ‘Dia D’, além de manter a vacina de rotina nos postos de saúde e fazer bloqueio vacinal, o Ministério da Saúde adquiriu este ano 60,2 milhões de doses da vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba, representando a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos.

MS

Em 2018 o estado de Mato Grosso do Sul teve 54 casos suspeitos de sarampo e todos foram descartados. Em 2019, dos 81 casos suspeitos de sarampo em Mato Grosso do Sul, 31 já foram descartados e 02 foram confirmados, 48 continuam em investigação. Em nosso estado há dois casos confirmados de sarampo, paciente de 52 anos reside em Três Lagoas e no seu período de transmissibilidade ele estava no estado de Guararema – SP e criança de apenas 10 meses residente do município de Campo Grande. A criança visitou familiares na capital paulista de 01 a 05 de agosto e começou a apresentar sintomas dia 16 de agosto. Foi ao Hospital São Lucas no dia 19 de agosto onde houve a suspeita de sarampo.
 
Todas as ações de investigação e bloqueio foram feitas, principalmente nos funcionários do Hospital São Lucas e nos contatos que estavam no hospital para atendimento.Sarampo é de notificação compulsória e seguem as normativas Brasileiras constantes no Guia de Vigilância em Saúde- 2019. As doenças de Notificação compulsória são de suma importância para a saúde pública, pois todas as ações de enfrentamento de surtos e epidemias iniciam pela informação para ação. O profissional de saúde ao notificar um agravo potencialmente transmissível estará certamente interferindo na cadeia de disseminação e protegendo a saúde da população.