Segurança Pública

Dourados é a que mais reduz crimes violentos em MS

Pesquisa mostra que números de roubos registrados esse ano são menores que há 10 anos atrás. Houve queda de 61% dos roubos em residência, 55% dos assaltos no comércio e 23,7% nos assassinatos

18 OUT 2019 • POR Valéria Araújo • 11h00
Crimes foram reduzidos em Dourados - Divulgação

A cidade de Dourados é a que mais reduziu crimes violentos em Mato Grosso do Sul  de janeiro a setembro deste ano. É o que mostra pesquisa da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado, que aponta que a cidade registrou queda nos índices dos 12 crimes de maior potencial ofensivo, monitorados pelo estudo. Também estão no topo do ranking as cidades de Aparecida do Taboado e Maracaju, no entanto, no comparativo entre as regionais, a Delegacia Regional da Polícia Civil de Dourados, que abrange quase 400 mil habitantes, é a líder isolada, na redução de crimes, conforme a avaliação da pesquisa.

Em relação a homicídios, Dourados registrou 29 casos esse ano contra 38 no mesmo período do ano passado; uma redução de pelo menos 23,7%. Em relação aos roubos em geral que já englobam roubos em residência, em estabelecimentos comerciais e de veículo, foram registrados 408 casos no ano passado contra apenas 302 esse ano, numa redução de 26%. Os furtos também reduziram drasticamente. Foram 2.324 casos no ano passado contra 1.810 esse ano, uma queda de 22,1%. O roubo de veículo reduziu quase 37%. Foram 49 no ano passado contra 31 esse ano.  O número de roubo em residência saiu de 22 no ano passado para 10 esse ano, numa redução de 54,5%. Os furtos em residência foram de 511 no ano passado contra 380 esse ano; uma redução de 25,6%. Os números de furtos de veículos reduziram mais da metade (51,1%). Foram 221 no ano passado contra 108 esse ano. O número de roubo em via pública caiu 20,5%. Saiu de 303 no ano passado contra 241 esse ano. O roubo em estabelecimento comercial reduziu 61,8% e saiu de 34 no ano passado para 13 esse ano. Nos homicídios culposos no trânsito foram registrados 17 casos, o mesmo número do ano passado. O crime de roubo seguido de morte não foi registrado esse ano; no ano passado foram dois casos. No caso do feminicídio também não houve registros esse ano, contra um caso registrado no ano passado.

Delegacia Regional de Dourados

Líder isolada em redução de crimes a delegacia Regional da Polícia Civil de Dourados também é destaque na resolutividade de casos. Enquanto a média nacional não chega a 10% no caso de homicídios, por exemplo, a delegacia de Dourados tem taxa de 70% na solução de assassinatos.

 


 

O delegado titular da Delegacia Regional de Dourados, Lupersio Degerone, analisa que as reduções de crimes são resultado de duas importantes ações. A primeira é o foco nos crimes de maior potencial ofensivo e o segundo é o trabalho integrado entre as forças policiais. “Esses 12 crimes são os que mais afligem a população, afinal são ninguém quer perder a vida e nem o bem que adquiriu em razão do suor do trabalho.  Mesmo entendendo que todos os crimes devem e são investigados, focamos nessa lista e estruturamos melhor nosso Núcleo Regional de Inteligência (NRI) e o nosso Serviço de Investigações Gerais (SIG). Houve ainda um compromisso dos delegados com as suas equipes que se esforçaram para que alcançássemos esse resultado. Somando a isso temos também o fato da integração com as demais forças policiais como é o caso da Polícia Militar e Guarda Municipal, além das demais instituições que trabalham em conjunto com a polícia, como o Ministério Público, o Poder Judiciário e o Conselho Institucional de Segurança Pública, que nos possibilita bom suporte”.

Lupersio acredita que ao mesmo tempo em que se comemora os bons números, o desafio para o próximo ano é superá-los. “Nossa meta é continuar diminuindo esses números de maior potencial ofensivo. É uma tarefa que exigirá ainda mais das equipes, tendo em vista que esse ano a redução foi substancial, mesmo em região da fronteira, mas estamos dispostos a continuar atuando para a redução da criminalidade”, disse.

PM

O comandante do Batalhão da Polícia Militar de Dourados, coronel Carlos Silva, também comemorou os números. “Dentro da avaliação da Sejusp de que Dourados tanto no quesito município como região têm conseguido diminuir os índices criminais, isso quer dizer que o trabalho tem sido bem feito.  Mesmo com todas as dificuldades, ainda assim o Estado, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública consegue dar uma resposta para a população douradense”.

Ele destacou o trabalho dos policiais. “Elevo o meu reconhecimento à tropa da Polícia Militar e aos homens e mulheres das demais instituições policiais de Dourados que hoje demonstram profissionalismo, preocupação, carinho e apreço pela população, dando o seu máximo para que a gente possa ter conseguido esses números apresentados”, finaliza.

 

GM

O comandante da Guarda Municipal de Dourados, Divaldo Machado, também atribuiu o resultado da pesquisa a união de esforços. “Em Dourados se consegue trabalhar em sintonia, principalmente na troca de informações entre os serviços de inteligência,  o que não é comum em outros municípios. Em relação ao trabalho da Guarda, enalteço as equipes, que vêm dando suporte as demais forças policiais de Dourados naquilo que precisam. É um trabalho que fazemos visando o bem da coletividade”, destacou.