Especial Dia do Professor

Professora nordestina leva literatura de cordel para alunos de escolas públicas em Dourados

A professora aposentada Aurineide Alencar de Freitas Oliveira, membro da União Brasileira de Trovadores, é nordestina, natural da Paraíba, já mora em Dourados há 22 anos

15 OUT 2019 • POR Cristina Nunes • 07h47
A professora aposentada Aurineide Alencar de Freitas Oliveira, - Arquivo pessoal

A professora aposentada Aurineide Alencar de Freitas Oliveira, membro da União Brasileira de Trovadores, é nordestina, natural da Paraíba, já mora em Dourados há 22 anos e desenvolve um trabalho voluntário de levar a literatura de cordel aos alunos das escolas públicas.

Em entrevista ao Dourados Agora ela relatou que na época em lecionava para alunos do primário fazia cordéis para ensinar as matérias e após a aposentadoria continuou ensinando o gênero literário. Já fazem quatro anos que Aurenide realiza o trabalho voluntário de oficinas e exposições de cordel. "Eu sempre utilizei a Literatura de Cordel em sala de aula, sou uma apaixonada por este gênero, a musicalidade da rima e da métrica me fascina", destacou Aurineide. "Os alunos gostavam muito das aulas, pois além da matéria que às vezes para ele seria uma coisa chata, tornar-se mais agradável, ainda tinha a parte de interação com a classe, pois havia muito trabalho de equipe e pesquisas", relembra a professora. Após se aposentar Aurineide decidiu que iria continuar divulgando a literatura nordestina."

Senti necessidade de continuar divulgando o cortel. Eu não tinha mais meus alunos, aqueles que me ouviam, que faziam críticas constritivas, foi então que decidi por amor a esta arte, continuar ensinando as crianças, e elas estão amando", explicou. Para Aurineide, o cortel não ajuda apenas na educação mas também traz satisfação pessoal. "Eu sou um exemplo vivo disso, tive câncer e depressão e foi fazendo cordel que consegui me reerguer", destacou a professora.

Literatura de Cordel

A Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino. Os locais onde ela tem grande destaque são os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará. No Brasil, a literatura de Cordel adquiriu força no século XIX, sobretudo, entre 1930 e 1960. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Guimarães Rosa, dentre outros.