Saúde

Comer cogumelos duas vezes por semana reduz risco de perda de memória

Estudo usou dados de 663 chineses com mais de 60 anos que foram questionados sobre hábitos alimentares e estilo de vida

16 OUT 2019 • POR Da Redação • 06h00
Cogumelos - banco de imagem

De acordo com um estudo feito em Cingapura, uma cidade ao sul da Malásina, no continente asiático, um antioxidante encontrado em cogumelos pode ter um efeito que protege o cérebro. Os pesquisadores constataram que, quanto mais cogumelos as pessoas comiam, melhor era o desempenho delas em testes de raciocínio e processamento.

Mesmo com bons resultados, pesquisadores afirmam que ainda não é possível provar uma relação direta entre o consumo de cogumelo e a melhora das funções cerebrais.

O estudo usou dados de 663 chineses com mais de 60 anos que tiveram a alimentação e o estilo de vida acompanhados entre 2011 e 2017 e, durante os seis anos de estudo, os pesquisadores descobriram que o consumo de duas porções de cogumelos por semana reduziu as chances de comprometimentos cognitivos leves em 50% na comparação com pessoas que comeram menos de um porção.

 

Tipos de cogumelo

Os participantes do estudo comiam até seis tipos de cogumelo, entre eles: shitake, shimeji-preto, champignon, enoki e portobello.

 

Os que declararam comer cogumelo também se destacaram nos testes de velocidade de processamento cerebral, em especial os que consumiam mais de duas vezes por semana, ou mais de 300 gramas de cogumelos.

Os pesquisadores salientam ainda o fato de os cogumelos serem um dos alimentos mais ricos em ergotioneína, um aminoácido antioxidante e anti-inflamatório que os humanos não são capazes de produzir por conta própria.

Cogumelos também contém importantes nutrientes e minerais, além de ser rico em vitamina D, selênio e espermidina, substâncias que também protegem neurônios.

Os autores do estudo, contudo, dizem que, apesar da relação positiva detectada no estudo, ainda é preciso aprofundar a pesquisa para determinar se há uma relação causal entre cogumelos e melhor desempenho cerebral.

 

Fonte oficial: bbc.com