Dourados

Em Dourados, 113 mil ainda não fizeram biometria obrigatória

6 AGO 2019 • POR Valéria Araújo • 06h00
Eleitores de Dourados tem até 27 de março para realizar a biometria - Hédio Fazan
Começou ontem (5) o período de cadastramento biométrico obrigatório dos eleitores de Dourados. Dos 157 mil esperados, 44 mil já realizaram o procedimento, faltando 113 mil. O prazo termina em 27 de março de 2020.   
 
De acordo com o cartório Eleitoral de Dourados, o horário de atendimento mudou e vai das 7h30 às 13h30, porém nos meses de agosto e setembro se estenderá no período da tarde para fazer o cadastro de quem conseguiu fazer o agendamento eletrônico nesse período. Pela manhã, quem ainda não conseguiu o agendamento, recebeu uma senha para atendimento imediato. Mesmo assim a recomendação é para que os eleitores façam o agendamento via site, que está com dias e mais horários disponíveis, o que evita filas.  
 
Pela manhã
 
Agora, o Cartório Eleitoral passa a atender os eleitores no período da manhã. A mudança está regulamentada pela Portaria 216/2019 que alterou o expediente da 18ª ZE mudando o horário de funcionamento.
O Tribunal Regional Eleitoral  orienta que o eleitor procure o quanto antes o atendimento, evitando filas e muito tempo de espera.
 
Documentos
 
Para serem atendidos, os eleitores deverão levar um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, também devem levar o comprovante de quitação militar.
 
Ao todo, O TRE  fará, em 2019, a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico obrigatório em dezoito cidades do estado. Somados, o eleitorado dessas localidades corresponde a 532.567 eleitores.
 
Biometria
 
A biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.
 
Quem não realizar a biometria, pode ter o título de eleitor cancelado.
 
Agendamento no site 
 
Aqueles que desejam agendar o atendimento, basta acessar aqui
 
Para mais informações, ligue: (67) 3421-0460 e (67) 3422-2038.O Cartório Eleitoral de Dourados fica na rua Montese, 435, no Bairro Jardim Londrina.