Polícia

Preso na PED comandou noite de tortura à idosos no final de semana

9 JUL 2019 • POR Redação • 18h55
Preso foi levado ao SIG onde teria confessado ser o mandante do crime - Cido Costa/Dourados Agora

O Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil de Dourados prendeu um dos autores do roubo de uma caminhonete e ameaças a um casal de idosos no sábado em uma chácara do município. Para o SIG, a ação foi comandada por um homem que está preso na Penitenciária Estadual de Dourados (PED).

Segundo o delegado do SIG, Rodolfo Daltro, os idosos foram rendidos no sábado por dois homens e mantidos reféns por várias horas com ameaças de morte a todo momento. Um dos bandidos portava uma arma de fogo e o outro uma faca. Eles invadiram a chácara localizada no perímetro urbano, se identificarem como policiais e determinaram que a porta fosse aberta. “Diante da negativa dos moradores, um casal de idosos com a idade de 68 e 71 anos, os autores arrombaram a porta e adentraram ao local”, disse Daltro.

Os autores, ameaçando os idosos com a arma, passaram vasculhar a casa, e pediram que lhes fossem entregues dinheiro, armas e joias. Após permanecerem por mais de uma hora no local, os dois autores pegaram a chave da caminhonete pertencente ao casal, que foram trancados em um quarto. “A todo o momento o casal era ameaçado de morte. As vítimas permaneceram por mais de três horas trancadas, sendo que um dos autores permaneceu no local as vigiando, até que o veículo fosse levado para o Paraguai”, relatou o delegado.

Na manhã de domingo as vítimas conseguiram sair do quarto após retirar as dobradiças da porta e comunicaram o fato à polícia. Imediatamente, o SIG passou a realizar diligências para prender os autores. E identificou um jovem de 18 anos como um dos autores e o seu irmão, de 21 anos, que está encarcerado na PED e conhecido por ser autor de roubos a automóveis, como o coordenador da ação.

A prisão aconteceu na manhã de segunda-feira e o homem confessou ter praticado o crime em coautoria com outro agente, tendo o seu irmão planejado, mesmo estando preso. Ele ainda apontou o local onde estaria escondida a arma utilizada no roubo, uma “garrucha” calibre .32, que foi apreendida.

O irmão do jovem foi trazido da PED até o SIG, onde confessou ter planejado o crime. Ele foi preso pelo SIG em 2018 em razão de ser integrante de uma quadrilha que roubou mais de oito carros em Dourado. “A mãe dos acusados, que prestou depoimento ao SIG, expôs que sempre temeu que esse seu filho levasse o outro a praticar crimes”, revelou Daltro.

A identificação do outro indivíduo que adentrou à casa dos idosos encontra-se em investigação pelo SIG. A caminhonete roubada, uma S10, foi encontrada pelo DOF abandonada em uma estrada vicinal localizada no município de Amambai.

Os irmãos foram presos em flagrante pela prática de roubo qualificado pelo concurso de agentes, emprego de arma de fogo e restrição da liberdade das vítimas, sendo representado pela decretação da Prisão Preventiva desses agentes.

 

Fonte: SIG