Futebol

Marta faz história, Brasil vence Itália e garante vaga nas oitavas

18 JUN 2019 • POR Redação • 17h07
Marta se tornou a maior artilheira das copas de forma isolada - Assessoria / CBF

Em uma grande atuação coletiva, a seleção brasileira feminina venceu a Itália na tarde desta terça-feira (18) na última rodada da fase de grupos e garantiu classificação como terceira colocada do Grupo C da Copa do Mundo.

Autora do gol da vitória do Brasil, Marta entrou para a história dos Mundiais e se tornou a maior goleadora entre homens e mulheres. Com 17 bolas nas redes, a rainha deixou o alemão Klose para trás e lidera as estatísticas de forma isolada.

O jogo

Em ritmo intenso, a Seleção Brasileira tentou controlar as ações. Com as linhas avançadas, o Brasil chegou a pressionar a saída de bola e sondar a área das adversárias, mas foi a Itália que criou primeira grande chance. Aos quatro minutos, Bárbara se esticou toda e espalmou o chute rasteiro de Bonansea. A Seleção manteve a postura ofensiva e emplacou uma blitz com uma sequência de quatro escanteios consecutivos aos 16 minutos. Na primeira cobrança de Marta, Debinha antecipou a marcação, emendou de letra e por pouco não surpreendeu a goleira Giuliani, que pegou no susto. Na segunda tentativa, Marta cobrou fechado e quase anotou um gol olímpico. Aos 39 minutos, Bárbara levou a melhor novamente para cima da atacante Bonansea e parou o contra-ataque italiano.

A Seleção Brasileira voltou pressionando as italianas. Logo aos seis minutos, Andressinha ficou muito perto de abrir o marcador em cobrança de falta, mas a bola explodiu no travessão. Aos 10, Kethellen subiu mais alto que as adversárias e, de cabeça, assustou a goleira Giuliani, que viu a bola tirar tinta da trave. Com maior volume de jogo, o Brasil continuou em cima e chegou ao gol da vitória aos 28 minutos. Após Debinha ser derrubada na área, Marta mostrou categoria para definir a partida e entrar para a história dos Mundiais ao alcançar a marca de 17 gols na competição.

Como ficou

No outro jogo do grupo, a Austrália bateu a Jamaica por 4 a 1 e também chegou aos mesmos seis pontos de Itália e Brasil. A ordem dos classificados ficou no saldo de gols. As italianas avançaram como primeira, australianas em segundo e as brasileiras com uma das quatro melhores terceiras colocadas. Com isso, a rival nas oitavas de final será a anfitriã França ou a poderosa Alemanha. A definição acontecerá apenas com o fechamento de todos os grupos.