MS

Aprovados na Agepen organizam “ato solidário” por desemprego pós curso de formação

28 MAI 2019 • POR Redação • 15h03
Aprovados aguardam as nomeações na Agepen - Divulgação

Cerca de 500 aprovados em todas as etapas do concurso da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) aguardam pela nomeação e posse há mais de quatro meses em Mato Grosso do Sul. Muitos deles, tiveram que deixar os antigos empregos para realizar o Curso de Formação em Campo Grande que teve duração de três meses e desde então aguardam o chamado do governo desempregados. Dessa forma, a comissão dos remanescentes organiza um “ato solidário” para ajudar algumas famílias que passam dificuldades financeiras.

De acordo com o divulgado, o ato será realizado no próximo dia 10 às 9h na Avenida Afonso Pena, próximo ao Ministério Público Federal, em Campo Grande. A comissão diz que venderá água mineral e o valor arrecadado será repassado para alguns alunos que não conseguiram novas fontes de renda depois do término do Curso de Formação obrigatório do concurso.

Os aprovados na última etapa do concurso foram divididos em duas turmas sendo a primeira realizando o curso entre setembro e dezembro e segunda turma entre outubro e janeiro. Os alunos tiveram que ficar cerca de 90 dias em Campo Grande realizando aulas teóricas e estágios nas unidades prisionais da capital e receberam uma bolsa para dedicação obrigatória no valor equivalente a 50% do salário.

Desde a convocação, em meio ao processo eleitoral, o governo de MS disse que as nomeações aconteceriam no início deste ano e que ainda convocaria uma nova turma para realizar o curso de formação (veja vídeo abaixo divulgado na página do governador no facebook há nove meses). Mas desde o final das aulas, a promessa de formatura no final de janeiro não foi cumprida e nenhuma nova data foi anunciada, bem como o calendário para as nomeações.

A comissão relata que alunos abandonaram anos de serviços prestados pelo sonho de entrar para o serviço público e que esse sonho acabou se tornando pesadelo com o desemprego desde o fim das aulas e da bolsa para o estudo.

A Agepen e o Governo de MS evitam passar alguma programação, mas relatam que o processo está sendo analisado para que em breve ocorra as nomeações que devem acontecer de forma parcelada. Um novo presídio está pronto para ser inaugurado na capital, mas a Agepen diz que não há pessoal para administrar a nova unidade.