Futebol

Flamengo e Grêmio conseguem classificação na Libertadores

9 MAI 2019 • POR Redação • 08h12
Flamengo empata com o Peñarol e vai às oitavas de final - Alexandre Vidal/Flamengo

Na tensão da última rodada, o Flamengo carimbou a vaga nas oitavas de final da Libertadores. Na noite desta quarta-feira (8), no Uruguai, o Rubro-Negro empatou em 0 a 0 com Peñarol e se garantiu na liderança do Grupo D, com dez pontos.

Fora de casa, o time carioca controlou o confronto durante todo o primeiro tempo, mas não conseguiu encontrar o caminho do gol e ainda sofreu na etapa complementar depois da expulsão do lateral Pará, aos 18 minutos. 

"Não precisava sofrer, a gente se cobrou, Abel pediu para a gente ter capricho ali na frente. A gente sabe que em jogos importantes assim tem que saber matar o jogo, mas fizemos uma boa partida, conseguimos manter a calma, não sofrer o gol, e isso nos levou à classificação", analisou o camisa 7 Everton Ribeiro. 

Um dos líderes do elenco, o meia Diego ressaltou a postura da equipe dentro de campo, em um jogo de extrema importância para a sequência da temporada. 

"Temos que saber absorver críticas, golpes, é natural, é uma temporada com expectativa muito alta. Mas temos que saber corresponder nos momentos importantes, como a equipe fez hoje, por isso saímos muito felizes. Eu estava muito confiante, nós conversamos antes, falamos que não importava como, sairíamos daqui hoje classificados. Foi com um a menos, nós estávamos preparados para isso também".

Grêmio

O início foi difícil, a vaga veio na última rodada, mas o Imortal segue firme e forte na briga pela Libertadores! Na noite desta quarta-feira (8), o Grêmio garantiu presença nas oitavas de final da competição, com uma vitória por 2 a 0 sobre a Universidad Católica-CHI. Na Arena, Alisson e Thaciano fizeram os gols do triunfo tricolor.

"Nesta semana vimos que, no futebol, não pode dar mole. Vimos o Barcelona, o Ajax. Tem que estar focado, concentrado. O Renato nos cobra muito, mas também dá muita moral. Ele mostrou o que fizemos de bom e sabíamos o que tínhamos de fazer para fazer uma grande partida hoje", comentou Alisson, autor do primeiro gol do Grêmio.

Depois de um começo de campeonato complicado, com apenas um ponto somado nos três primeiros jogos, o Tricolor ressurgiu e engatou uma sequência de três vitórias consecutivas. 

"O Grêmio não fez muita coisa diferente. Ficamos mais focados, erramos menos, mas jogamos como sempre. Conseguimos as vitórias necessárias para que a gente conseguisse avançar. E eu banquei essa classificação antes, porque eu conheço meu grupo. Sabia que nós daríamos a volta por cima como fizemos. Chegamos aqui hoje jogando até pelo empate para passar, mas em momento nenhum jogamos pelo regulamento, buscamos o gol o tempo todo", analisou o técnico Renato Gaúcho.

O clube gaúcho encerrou a primeira fase na vice-liderança do Grupo H, com dez pontos conquistados. 

 

Fonte: CBF