Dourados

Ônibus escolares voltam a circular após três dias

2 MAI 2019 • POR Redação • 13h42
Frota própria dispõe de 15 ônibus para atender alunos da área rural do município - Divulgação

Depois de três dias com parte da frota escolar retirada para reparos, os ônibus da prefeitura de Dourados estão novamente circulando na zona rural e distritos. Cerca de 900 alunos que dependem do transporte escolar para frequentar as aulas.

Dourados conta 15 veículos sendo três adaptados para o transporte de deficientes. Desses, sete foram retirados de circulação para pequenos reparos, como na parte elétrica, troca de óleo do motor e de pneus ou por falta de tacógrafo, entre outros.

“Nossos ônibus não saem para rodar se não oferecer a mínima condição de segurança aos alunos. No menor problema, ele vai para a manutenção e só volta a circular após ter a garantia de as crianças serão transportadas em total segurança”, explica Edinaldo Teixeira, diretor do Núcleo de Transporte Escolar da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Os estudantes que foram prejudicados com a falta de transporte são da área rural que estão no ensino básico, tanto das escolas municipais quanto estaduais; alunos dos distritos, universitários e cursos técnicos. Os veículos percorrem, em média, 11 mil quilômetros por dia para atender aproximadamente 70 linhas distribuídas em todo o município. Há ainda o serviço prestado pelas terceirizadas.

O diretor explica ainda que os ônibus passam por vistoria do Detran duas vezes ao ano e também recebem limpeza em lava-rápido próprio, diariamente, e são lubrificados a cada duas semanas. “Por conta dessa dedicação os pais podem ficar tranquilos que seus filhos são transportados em segurança”, completou Edinaldo.