Mundo

Peru confirma morte do ex-presidente Alan García

17 ABR 2019 • POR Redação • 14h08

Morreu nesta manhã de quarta-feira (17) o ex-presidente do Peru Alan García. O site O Progresso Digital havia noticiado que ele tentou o suicídio após saber que seria preso por corrupção, mas momentos depois foi confirmado a sua morte.

García deu um tiro na cabeça ao receber ordem de prisão em sua casa, no bairro Miraflores, em Lima. Ele era acusado de corrupção em caso envolvendo a empresa brasileira Odebrecht. García foi levado com urgência ao Hospital Casimiro Ulloa, na capital peruana, mas não resistiu.

De acordo com informações médicas, o ex-presidente, 69 anos, teve três paradas cardíacas e foi reanimado. Ele deu entrada no hospital às 6h45, com perfurações de entrada e saída de bala no crânio.

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, lamentou no Twitter a morte de Alan García. "Consternado com a morte do ex-presidente. Envio minhas condolências à família e pessoas queridas".

O pedido de prisão

Presidente duas vezes em épocas diferentes, García teve a prisão de dez dias decretada pela justiça peruana. Ele recebia a acusação de receber dinheiro ilegal da Odebrecht em uma campanha eleitoral em 2006, de acordo com o site do jornal peruano "El Comercio".

As acusações contra ele fazem parte da Lava Jato e estão diretamente ligadas a empreiteira brasileira. De acordo com as investigações, a Odebrecht teria pago propinas milionárias entre 2005 e 2014 para ganhar contratos de obras de infraestrutura e por ter financiado de forma ilícita campanhas eleitorais dos principais partidos políticos e candidatos à presidência.

Além de García, outros três ex-presidentes também são acusados de corrupção: Ollanta Humala, Pedro Pablo Kuczynski e Alejandro Toledo, além da líder da oposição, Keiko Fujimori, que cumpre três anos de prisão preventiva por suposta lavagem de dinheiro.