Lava-Jato

Ex-presidente Michel Temer é preso

21 MAR 2019 • POR Redação • 10h36
Temer foi um dos alvos da Lava-Jato do Rio nesta quinta-feira - Antonio Cruz/ Agência Brasil

O Ex-presidente da República Michel Temer (MDB) foi preso na manhã desta quinta-feira (21) em operação relacionada a Lava-Jato do Rio de Janeiro. O mandato foi expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. Também estão sendo realizados mandados contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.

De acordo com o portal G1, a Polícia Federal (PF) tentava localizar o ex-presidente deste quarta-feira, sem ter sucesso. Somente nesta quinta-feira Temer foi encontrado em São Paulo e assim se deu início a operação. Ele será encaminhado a capital carioca de avião da PF.

Temer responde a 10 inquéritos, sendo que cinco tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF) durante o mandato do presidente. Com o fim do cargo público, os processos foram encaminhados para a 1ª Instância.

O portal cita ainda que a prisão deve estar relacionada as denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix, que disse a Polícia Federal ter pago R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A PF ainda não confirmou o motivo da prisão.

Vice de Dilma Rousseff (PT), Temer assumiu a presidência em 31 de agosto de 2016, após o impeachment da petista e ficou no cargo até o final do ano passado quando entregou a faixa presidenciável para Jair Bolsonaro (PL).