Mato Grosso do Sul

Alunos do curso de formação da Agepen reclamam de “esquecimento” do governo

15 MAR 2019 • POR Redação • 14h08
Alunos reclamam da demora da formatura e das notas do curso de formação - Divulgação/Agepen

O Governo de Mato Grosso do Sul convocou em 2018 cerca de 500 novos concursados da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para a realização do curso de formação com duração de 90 dias. Dois meses depois do fim da última etapa do concurso, os alunos ainda não tiveram formatura e nem as notas finais publicadas em Diário Oficial, o que está gerando protestos e dúvidas.

De acordo com o presidente da Comissão dos Alunos, Diego Ferreira Aranda, a primeira promessa da formatura seria no dia 25 de janeiro, cerca de uma semana após o término do estágio, mas até o momento não houve nova programação.

“No dia 18 de fevereiro a comissão dos alunos se reuniu com o secretário da SAD, Roberto Hashioka, bem como o deputado estadual Coronel Davi e foi nos passado que a demora da SAD em publicar as notas seria em virtude do julgamento dos recursos dos alunos reprovados no curso de formação e que na primeira semana após o carnaval estaria tudo resolvido e seria publicado inclusive, a data da formatura”, disse Aranda em nota divulgada nesta sexta-feira (15), data do vencimento da promessa.

Aranda ainda afirma que a SAD, através de contato com seus funcionários, afirmou que todos os recursos já foram julgados, e estava tudo certo para a publicação nesta semana, que não ocorreu.

Ainda segundo a nota da comissão, centenas de alunos deixaram seus serviços para entrar no curso de formação e a bolsa dada pelo governo para dedicação exclusiva terminou com o pagamento de parte dos dias de janeiro, fato que deixou várias pessoas desempregadas desde então.

Sem nenhuma projeção da publicação das notas, classificação final, data da formatura, nomeação e posse, a comissão organiza um manifesto para a próxima terça-feira (19) às 9h em frente da Assembleia Legislativa. A ideia é reunir o máximo de alunos para fazer uma caminhada até a SAD para cobrar solução.

A reportagem tentou por diversas vezes entrar em contato com a SAD através do telefone nesta manhã de sexta-feira, mas não foi atendida.

Prorrogação do concurso

No dia 28 de fevereiro, o Diário Oficial oficializou o Decreto n. 15.171 que prorroga a validade do concurso da Agencia Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Conforme o documento assinado pelo Governador Reinaldo Azambuja, fica prorrogado por mais 2 anos o prazo de validade do certame realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul para o cargo de agente penitenciário estadual.