Brumadinho

Vale aluga fazenda para cuidar de animais resgatados em Brumadinho

Uma decisão judicial determinou que a empresa criasse uma base para acolhimento e tratamento dos animais resgatados

5 FEV 2019 • POR DA REDAÇÃO • 11h42

A Vale alugou uma fazenda para receber os animais resgatados após o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, MG, e criou uma estrutura para conseguir tratá-los e reabilitá-los na região. Com baias e área para bovinos, piquetes para ovinos e suínos, gradil para cães, área para animais silvestres e uma piscina para acomodar peixes. A empresa montou uma central de alimentação e medicação, que estará disponível enquanto os animais estiveram se recuperando.

“No setor de grandes animais, contamos com apoio de intensivistas e plantonistas que atendem por 24 horas. Além disso, temos um setor de lavagem para receber os animais e um estoque de ração, grãos e forragem fresca, que é oferecida diariamente”, disse a responsável pelo Hospital de Campanha, a veterinária Mirella D’Ellia.

Cerca de 40 profissionais trabalham no resgate da fauna local nas duas margens do Rio Paraopeba. A ação é coordenada pela equipe de biólogos da Vale, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, e conta com a mobilização de voluntários para auxiliar no recebimento dos animais.

A juíza da Comarca de Brumadinho, Perla Saliba Brito, determinou que a Vale contratasse imediatamente, uma equipe capacitada, medicamentos, alimentos e meios adequados para o resgate, acolhimento e tratamento dos animais sobreviventes do acidente de ruptura da barragem de Brumadinho. O Ministério Público também já havia exigido que a Vale fizesse o resgate dos animais.

Fonte: Agência Brasil e Record TV.