Imigração

Dourados vai receber 101 venezuelanos que vão trabalhar em indústria

2 FEV 2019 • POR Da redação • 10h22
Venezuelanos vão trabalhar numa indústria em Dourados - Divulgação/Onu

Pelo menos 101 venezuelanos que vivem atualmente em Boa Vista (RR) embarcam neste sábado (2) para a cidade de Dourados (MS), na maior interiorização já realizada pela Operação Acolhida na modalidade de vagas de emprego sinalizadas. Eles vão trabalhar numa indústria. 

O grupo  receberá uma ajuda de custo para suas necessidades iniciais oferecida pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). A bolsa tem o objetivo de apoiar os venezuelanos no primeiro mês após a chegada à cidade de recepção. Em Dourados, eles vão ficar, a princípio, no distrito de Indápolis. 

Os venezuelanos serão acolhidos em abrigos temporários articulados com a empresa e a sociedade civil até a obtenção de suas novas residências.

Nesta modalidade, a integração das pessoas interiorizadas é acelerada, pois os venezuelanos viajam tendo vagas de emprego garantidas por uma empresa local.

A transferência de mulheres, crianças e homens venezuelanos de Roraima para outros estados brasileiros é um dos eixos da Operação Acolhida, que reúne as Forças Armadas, diversos ministérios do governo federal, agências do Sistema ONU no Brasil e entidades da sociedade civil organizada.