desastre ambiental

Barragem da Vale rompida contabiliza 9 mortes e mais de 300 desaparecidos

26 JAN 2019 • POR Da redação • 08h45
Mar de lama invadiu cidade de Brumadinho, MG - divulgação

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu ontem, em Brumadinho, Região Metropolitana de BH. A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde, na Mina Córrego do Feijão; uma barragem rompeu e fez outra transbordar.

Um mar de lama destruiu casas da região. Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Há 9 mortos e de 300 a 350 desaparecidos. Nove pessoas foram resgatadas com vida da lama e mais de 100 que estavam ilhadas também. Governo federal montou gabinete de crise; Bolsonaro irá sobrevoar o local neste sábado.

A Vale divulgou em seu site uma lista com mais de 400 nomes de pessoas com as quais ainda não foi conseguido contato, entre funcionários próprios e tercerizados. (Veja a lista)

Técnicos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) trabalham para restabelecer a energia elétrica de aproximadamente 2 mil pessoas. A estatal mineira diz que há cinco torres de iluminação para auxiliar os trabalhos de salvamento durante a madrugada. Por sua vez, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assegura que não há risco de desabastecimento de água na região metropolitana.