Educação

Projeto ‘Pomar nas Escolas’ inicia plantio de mudas nas escolas dos distritos

20 NOV 2018 • POR da Redação • 14h36

Iniciará nesta quarta-feira (21), com previsão de término no dia 7 de dezembro, a ação de plantio de mudas do projeto “Pomar nas Escolas” vai contemplar todas as instituições de ensino das Escolas do Campo da rede municipal em Dourados. O projeto iniciado em julho deste ano é uma parceria do Instituto do Meio Ambiente (Imam) com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem previsão de extensão para as escolas da cidade.

A continuidade no projeto reunirá, nesta quarta-feira, a comunidade escolar da escola municipal Agrotécnica Padre André Capelli para o plantio de 8 mudas frutíferas de variadas espécies. No final do projeto cada escola poderá ter até 20 mudas plantadas.

“O projeto tem o objetivo simples de implantar pomares nas escolas. No entanto, em todo o contexto desta ação, a educação ambiental acaba por ser a principal atividade, uma vez que os alunos aprendem a criar uma escola sustentável, com a produção destinada para o próprio consumo, além de aprenderem a importância da alimentação saudável, com os frutos livres de agrotóxicos”, explicou Deisy Claro Duarte, do setor de Educação Ambiental do Imam.

Ainda conforme a coordenadora das Escolas do Campo, da Semed, Angelita Barros, o projeto promove atividades de aprendizagem fora da sala de aula. “É fundamental essa parceria do Imam com as escolas na implantação desses pomares. Algumas unidades escolares já possuem pomar e vão aumentar a variedade de frutas. No campo da educação, além de trabalhar a questão ambiental, os professores aproveitam para trabalhar a alimentação saudável em um trabalho integrado entre prática e teoria”, disse.

Isto porque a atividade segue uma linha de ações, tendo em um primeiro momento as palestras de sensibilização sobre a importância das frutas na alimentação e, depois, entre as etapas de implantação e tratamento dos pomares, a participação dos alunos. “Desde a abertura das covas até a manutenção das plantas, a escola será responsável”, explicou Angelita.

Entre as espécies estão mudas de ameixa, caqui, carambola, goiaba, jabuticaba, laranja-lima, laranja, limão, mamão, manga, nêspera, maracujá e pêssego. O cronograma de visitação atenderá, além da escola André Capelli, nesta quarta-feira, as escolas municipais Geraldino Neves Correa, na Picadinha (quinta-feira, 22), Dom Aquino Correia, no Panambi (terça-feira, 27), Prefeito Ruy Gomes, Vila São Pedro (quarta-feira, 28), José Eduardo Canuto Estolano, Itahum (quinta-feira, 29), Coronel Firmino Vieira de Matos, Macaúba (segunda-feira, 3 de dezembro), Camilo Ermelindo da Silva, Linha do Barreirinho, Vila São Pedro (terça-feira, 4 de dezembro), Fazenda Myia-Polo, Guassu (quarta-feira, 5 de dezembro) e Padre Anchieta, Formosa (sexta-feira, 7 de dezembro).

Em julho deste ano, o Imam fez a doação de 10 mudas frutíferas à comunidade escolar da Escola Municipal Fazenda Miya – Polo, marcando a atividade-piloto e o início do projeto de implantação do Pomar nas Escolas.