Empreendedorismo Feminino

Girl Power: O Empreendedorismo feminino muda a economia das cidades

19 NOV 2018 • POR Ana Ostapenko • 10h07

Uma análise dos resultados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2015, feita pelo SEBRAE, mostrou que a Taxa Total de Empreendedores chegou a 39,3% da população adulta brasileira (entre 18 e 64 anos). Dessa taxa, 42,4% são homens e 36,4% mulheres. O estudo indica, portanto, que os homens são mais empreendedores do que as mulheres no Brasil.

A taxa feminina só superou a masculina no quesito ‘Empreendedores Novos’ (pessoas que possuem um negócio com até 35 anos), o que indica que, entre 2012 e 2015, houve uma entrada maior de mulheres na atividade empreendedora. No Brasil, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino visa aumentar essa taxa, incentivando as mulheres a ingressarem no mundo dos negócios e alavancarem o crescimento econômico.

Mulheres empreendedoras no Brasil

No Centro-Oeste, o percentual de mulheres empreendedoras é ainda superior à taxa nacional subindo para 58,6%. Ainda com relação à análise das empresas que já se encontra consolidadas no mercado brasileiro, 43,2% delas são geridas por mulheres. Esses dados são da pesquisa GEM/SEBRAE e se mantiveram estáveis.

Outra pesquisa do SEBRAE, relativo ao ano de 2014, o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas demonstra que o número de empreendedoras nas micro e pequenas empresas cresceu 18% nos últimos 10 anos, sendo contabilizadas como empreendedoras as empregadoras e mulheres que trabalham por conta própria.