Previsão do tempo

Previsão do tempo para o resto da semana é de calor, nuvens e muita chuva no sul do Estado

Nesta terça-feira, o site Guia Clima, da Embrapa, emitiu um alerta de 'muita atenção' acerca da sensação térmica que atingiu a máxima de 37,7º C

30 OUT 2018 • POR Luiz Radai • 16h31
Nuvens formadas pelo tempo abafado devem encaminhar chuva em várias regiões, mas principalmente na região sul - Arquivo

As previsões climáticas para os próximos dias, que inclui o feriado, em Mato Grosso do Sul apontam para chuva forte no sul do Estado nesta quinta-feira, dia 1º de novembro. Conforme dados do site ClimaTempo e do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) é grande a probabilidade de chuva para os próximos dias.

Segundo a previsão divulgada pelo Cemtec na tarde desta terça-feira (30) a condição para a quarta-feira (31), último dia de outubro, é de sol pela manhã e ar quente e úmido na parte da tarde, o que favorecerá a formação de nuvens possibilitando pancadas de chuva à tarde em grande parte do Estado. Nesta quarta as regiões leste e bolsão terão céu parcialmente nublado.

Na quinta-feira, 1º de novembro, céu nublado em todas as áreas com possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas e possibilidade de chuva forte e volumosa na região Sul do Estado.

Na sexta-feira, feriado de Finados, a previsão é de sol entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas isoladas em todas as áreas de Mato Grosso do Sul.

No sábado (3), o dia será parcialmente nublado passando a encoberto, com possibilidade para pancadas de chuvas e trovoadas. As chuvas poderão ser mais intensas nas regiões sul e leste do Mato Grosso do Sul neste dia.

Embora a previsão seja de toda esta chuva para a semana, nesta terça-feira era esperado que chovesse 10 milímetros, e a probabilidade era de até 80% para chuva em Dourados.

No entanto, um calorão aconteceu, abafou bastante, mas a chuva mesmo não veio. Segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, não choveu em Dourados nesta terça-feira.

O site inclusive emitiu um alerta de muita atenção acerca da sensação térmica que atingiu a máxima de 37,7º C. A temperatura máxima registrada aconteceu às 14h29, quando os termômetros bateram 34,8 graus. A umidade mínima foi de 41% por volta de 13h.

Vale ressaltar que a chuva mensal acumulada até o dia 29 de outubro em Dourados já ultrapassa os 300 milímetros, mais que o dobro da média histórica.