Eleições 2018

Haddad cresce 3 pontos em nova pesquisa Datafolha para presidência da República

Nos votos válidos, Bolsonaro tem 56% e Haddad, 44%. Na pesquisa anterior o candidato que está em primeiro tinha 59%

25 OUT 2018 • POR Da Redação • 19h46
Candidato do PSL segue na frente na pesquisa a três dias da votação - Divulgação

O Portal G1 divulgou nesta quinta-feira (25) a pesquisa do Instituto Datafolha com o resultado da mais recente pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 9.173 eleitores.

Nos votos válidos, os resultados colocam Jair Bolsonaro (PSL) com 56% da preferência do eleitorado e Fernando Haddad (PT), com 44%. No levantamento anterior, Bolsonaro tinha 59% e Haddad, 41%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Nos votos totais, os resultados também apontam para vitória para Jair Bolsonaro (PSL), que aparece com 48%. O adversário Fernando Haddad (PT) tem 38%, e o percentual para votos branco/nulo/nenhum é de 8%. Que disse não saber representa 6%.