Eleições 2018

Você sabe como será a votação nas Eleições deste ano? Veja o que mudou

O Progresso Digital preparou um texto bem explicativo para o eleitor ir preparado no dia da votação

2 OUT 2018 • POR Luiz Radai • 17h31

A sequência de votação na urna eletrônica é a principal mudança para o dia da Eleição no Brasil em 2018, mas o número de votos para Senador também mudou. No entanto, se muitos brasileiros já não se lembravam mais como era a sequência há quatro anos, que dirá com alterações, não é mesmo? Pois bem, O Progresso Digital está aqui para explicar.

A mudança na ordem é apenas em relação aos cargos de deputado federal e estadual. Em 2014, o cargo para as Assembleias Legislativas nos Estados vinha primeiro. Agora, é o cargo para a Câmara Federal quem abre a votação.

Pois bem. A votação para Deputado Federal deve ocorrer primeiro e este candidato apresenta número de quatro dígitos. Após digitar o número, aperte a tecla verde.

Na sequência, o cargo de Deputado Estadual, para o qual os candidatos apresentam cinco dígitos. Digite, confira e confirme na tecla verde.

Senador: dois candidatos

A segunda importante informação para a Eleição em 2018 é sobre o número de votos para Senador, que neste ano, será dois. Sim, você deve escolher dois senadores para votar e, cuidado, se votar no mesmo, um dos votos será anulado.

Então, depois de ter votado nos cargos de deputado, obedecendo a nova ordem do federal antes do estadual, o eleitor votará para o cargo de Senador, candidatos que apresentaram um número de três dígitos. Vota no primeiro candidato escolhido, confere e confirma. Vota no segundo, confere e confirma.

Como o mandato para senador é de oito anos, mas as eleições ocorrem de quatro em quatro, os pleitos renovam um terço e dois terços, alternadamente. A renovação de dois terços e um terço a cada quatro anos para um mandato de oito anos vem da Constituição de 1946. Comum em outros países de sistema bicameral, o mandato de oito anos tem o objetivo de garantir estabilidade, em especial em tempos de crise política ou institucional.

Governador e Presidente da República

Depois dos quatro primeiros votos que você já fez, eis a reta final da votação. Os cargos para Governador e Presidente da República apresentam candidatos com número de dois dígitos.

A ordem é esta, primeiro para Governador, confere e confirma. Depois, para Presidente, confere, confirma. FIM.

É recomendado também que os eleitores levem a chamada cola para lembrar quais serão os números dos candidatos escolhidos e a ordem de votação.

Quer fazer na prática antes do dia de votação? O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza uma página com a Simulação da Votação. Visita lá e divirta-se, aprendendo. Ah, um arquivo para baixar e imprimir a cola também está disponível no site do TSE.