Tempo

Primavera traz chuvas acima da média e calor também

25 SET 2018 • POR da Redação • 08h08

A primavera inicia no sábado (22) e há mudanças nos regimes de chuva e temperatura em Mato Grosso do Sul. É o período de transição da estação de seca para estação chuvosa e o início do plantio das principais culturas de verão.

A nova estação caracteriza-se pela volta das pancadas de chuvas no final da tarde ou noite ocasionadas pelo aumento do calor e da umidade que se intensificam no decorrer dos meses. As temperaturas podem chegar a valores muito elevadas, como também podem ocorrer entradas de massa de ar frio diminuindo-as. Por essa razão a primavera é uma estação de transição.

O esperado médio de acumulado de chuva em Mato Grosso do Sul é de 150 milímetros, em outubro, 175 milímetros em novembro e cerca de 200 milímetros em dezembro. De acordo com os modelos climáticos, a chuva acumulada no trimestre poderá ficar pouco acima da média histórica como mostra a figura abaixo e as temperaturas nesse período variam entre 22°C a 33°C em média.

Esse comportamento da chuva e da temperatura no MS está relacionado com a possível formação de El Niño. A maioria dos modelos climáticos indicam uma probabilidade superior a 60% para que se desenvolva um novo episódio de El Niño durante o final da primavera/2018 e início do verão de 2019. Entretanto, caso haja uma confirmação do fenômeno, provavelmente este será de curta duração e intensidade baixa ou moderada.

Em Dourados já conseguimos sentir os efeitos da nova estação, ora com dias muito quentes, ora com dias nublados como hoje, mas não se deixe enganar acreditando nesse clima ameno, as temperaturas tendem a aumentar ao longo da semana, para hoje a mínima prevista é de 21°C e a máxima de 36°C.