Tempestade

Chuva de 41 minutos tem granizo, vento forte e derruba árvores no centro

Conforme previsão do tempo para o fim de semana, temporais ocasionais como este seriam notados em várias cidades de MS

23 SET 2018 • POR Luiz Radai • 16h31
Árvores caíram pela cidade e esta no centro bloqueou o trânsito no cruzamento das Avenidas Marcelino Pires e Presidente Vargas - Silvani Peruci

Depois de um dia de muito sol e temperaturas elevadas, com pico de 36,5º C perto das 14h (a mais alta do ano em Dourados), um temporal que atingiu a cidade e com mais intensidade a região oeste do município, causou chuva de granizo e os ventos fortes derrubaram árvores no centro da cidade.

No meio da tarde, os douradenses viram algumas nuvens carregadas surgirem com uma sinfonia de trovoadas que culminou com a chuva, rápida e forte. O vento máximo registrado na estação em Dourados foi de 40 km/h, às 16h29, vento categoria 5, de acordo com a escala de Beaufort que classifica a força dos ventos em 11 categorias.

Na região do Clube Indaiá, e em parte do centro-oeste da cidade, ocorreu chuva de granizo com pedras do tamanho de até 4 centímetros.

Na Avenida Marcelino Pires, em frente à Praça Antonio João, o vento derrubou árvores e uma delas trancou o trânsito na esquina com a Presidente Vargas.

Segundo o Guia Clima da Embrapa, choveu 10,8 milímetros na tarde deste domingo em Dourados, subindo para 156 mm o acumulado do mês e ultrapassando em mais de 50% a média histórica para setembro, que é de 99 mm.