Semana do Trânsito

Janeiro a agosto: Dourados apresenta menor índice de acidentes e feridos em cinco anos

Dados são do setor de Estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito em Dourados e equivalem aos primeiros 8 meses do ano

20 SET 2018 • POR Luiz Radai • 18h23
Índices de acidentes e feridos tiveram redução em Dourados - Luiz Radai/Arquivo

Em plena Semana Nacional do Trânsito o município de Dourados pode ficar contente com um dado estatístico observado nos levantamentos mensais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). De janeiro a agosto, a quantidade de acidentes e feridos é a menor em cinco anos de pesquisa. Além disso, o de óbitos aparece em segundo lugar, com 25 mortes, uma a menos que o ano de 2015, quando 24 pessoas perderam a vida.

Segundo as planilhas que analisam dados dos pelotões de Trânsito da PM e todos os registros dos Bombeiros, Samu e pela imprensa, analisando ainda a mortalidade dentro de um período de 30 dias, 2018 teve registrados nos primeiros 8 meses a quantidade de 1.084 acidentes de trânsito em Dourados, a partir dos quais 576 pessoas ficaram feridas e 25 perderam a vida.

Neste ano, ainda é observada uma queda considerável nos registros, com 271 acidentes a menos que 2017, quando 1355 casos foram registrados. Ainda no ano passado, o número de feridos também era bem maior: 782, ou 206 a mais. O número de óbitos até agosto era de 29 casos.

O fato é que, neste ano, Dourados apresentou os melhores dados até o oitavo mês do ano desde 2014, coroando uma tendência de queda nestes índices, que foi só foi ‘quebrada’ em 2016, ano atípico no trânsito da cidade, mas que já ocorreu no ano passado.

No ano da Copa no Brasil, de janeiro a agosto a maior cidade do interior do Estado havia sofrido com 1536 acidentes, que feriram 1003 pessoas e deixaram 41 mortas.

No ano seguinte, nos mesmos oito meses, estes números foram para 1544 acidentes (8 a mais), 970 feridos (33 a menos) e 24 mortos (17 a menos). Em 2016, de janeiro a agosto foram 1673 acidentes (129 a mais), com 959 feridos e, novamente, 41 mortos (retomando o número de 2014, com 17 a mais).

Em 2017, foram 1355 ocorrências de acidentes entre janeiro e agosto, com 782 pessoas feridas e 29 mortas.

Em 2018, a Semana Nacional do Trânsito em vigor traz o tema ‘Nós Somos o Trânsito’ (o mesmo do Maio Amarelo), e impulsiona várias ações organizadas pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito em parceria com inúmeras outras instituições.

Conforme o responsável pelo setor de Educação para o Trânsito da Agetran, Cristian Lelis, tanto a OMS quanto o Denatran, apontam que 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, e isto mostra que os douradenses têm absorvido o sentimento de solidariedade no trânsito. “Se eu analiso o trânsito como um todo eu sei que não posso dirigir só para mim, mas sim respeitar um sistema de regras que beneficia a todos. No final, todos somos pedestres. Ter educação e respeitar as regras é fundamental”, avalia.

Para o diretor da Agetran, Carlos Fábio, a queda de índices de acidentes é mais importante ainda se levado em consideração o fato de que Dourados cresceu muito nos últimos cinco anos. “A frota, só em Dourados, sem considerar as cidades vizinhas que dirigem por aqui, aumentou em mais de 20 mil veículos, ao passo que os índices foram na contramão”, disse.

Além disso, o diretor ainda aponta a população, que passou de pouco mais de 210 mil pessoas, para quase 219 mil. “Mais gente nas ruas, de bicicleta, mais veículos e menos acidentes. Isto é positivo”, disse.