Na Argentina

Nesta terça, Grêmio abre participação dos brasileiros nas quartas de final da Libertadores

Contra o Altético Tucuman, o time Tricolor Gaúcho encara ausências de camisas 9 e promove estreia de 'novato' de Renato Gaúcho

18 SET 2018 • POR Do Globo Esporte • 18h15
Trio que Renato Gaúcho usará para tentar voltar da Argentina com a vitória - Lucas Uebel/Grêmio

As lesões dos centroavantes Jael e André abriram uma lacuna difícil de ser preenchida dentro do esquema preferido de Renato Gaúcho para o estilo do Grêmio. Para superar a ausência de um camisa 9, as características da equipe terão de mudar para o primeiro jogo das quartas de final da Libertadores contra o Atlético Tucumán, às 20h45 (de MS) desta terça-feira, na Argentina. E tudo está atrelado a Thaciano.

O meio-campista de 23 anos deve ser o eleito pelo treinador para compor a escalação logo mais. Meia de origem, passou a atuar mais recuado, como volante, adaptado por Portaluppi. Na derrota no Gre-Nal, foi o escolhido para substituir o capitão Maicon. Falhou na marcação no único gol do clássico. Mas ainda tem pontos com o chefe.

Antes de iniciar o recreativo na tarde de segunda, no Estádio La Ciudadela, em Tucumán, Thaciano parece ter separado um momento só para si. Afastado do restante dos companheiros, perto da linha lateral, chutava a bola em uma das paredes da “cancha”. Sem interagir com nenhum companheiro, passou as mãos na cabeça, como em um ritual de concentração. Um pequeno detalhe do dia a dia de quem está mais do que cotado para atuar.

A versatilidade é o principal trunfo de Thaciano. Entraria como o camisa 10 da equipe, responsável pela criação das jogadas pelo meio. Porém, pode contribuir com movimentação e troca de posição intensas ao lado de Luan, que reassume o papel de falso 9. Ainda existe a possibilidade de atuar como volante e liberar Cícero para a armação.