Visita

Ministro-substituto, douradense anuncia recursos para a UFGD e reúne com prefeita para falar de demandas da cidade

Secretário-executivo do MEC, Henrique Sartori substitui titular do ministério, em viagem à Espanha. Ele ainda visitou o IFMS e inaugurou a Casa da Gestante

14 SET 2018 • POR Da Redação • 18h47
Visita do ministro a Dourados nesta sexta-feira - Divulgação

O secretário-executivo do Ministério da Educação Henrique Sartori de Almeida Prado que visita Dourados neste fim de semana anunciou que a Universidade Federal da Grande Dourados vai retomar obras paradas e outros investimentos da instituição graças a liberação de R$ 7,5 milhões para a retomada da expansão da unidade de ensino superior.

Sartori que é douradense e professor da UFGD cumpre agenda como ministro substituto, já que o titular, Rossieli Soares da Silva, está em viagem oficial à Espanha e França. O ministro foi recebido no aeroporto pelos filhos pequenos, pela prefeita Délia Razuk (PR) e pela reitora da UFGD, Liane Calarge.

O anúncio é um alívio depois que um corte na ordem de R$ 12,7 milhões no orçamento dos últimos cinco anos impediu a retomada de obras e abertura de novos projetos de pesquisas.

Com menos dinheiro, a instituição não consegue terminar o bloco da unidade de educação à distância, o centro de piscicultura, o prédio próprio da reitoria, a biblioteca da Faculdade de Direito e o bloco do curso de engenharia.

Conforme disse em entrevista, Sartori minimizou os cortes e fez elogios à UFGD: “liberamos 100% do custeio e do investimento para a universidade, que tem aplicado com eficiência os recursos. É uma das cinco melhores universidades do Brasil em eficiência. Todo o limite de empenho que chega ela [UFGD] consegue executar”.

O ministro mantém também reunião com a prefeita Délia Razuk, para discutir demandas do município de Dourados. A prefeita pediu agilidade no projeto de construção de uma escola para atender a região das sitiocas Campina Verde, já cadastrado no Ministério da Educação.