Operação

Governador se apresenta à Polícia Federal com o filho e presta depoimento

Pela manhã, mandados de busca e apreensão foram realizados no gabinete de Azambuja, na governadoria

12 SET 2018 • POR Da Redação, com o G1 • 16h26
Comboio com quatro carros chegou à PF na tarde desta quarta-feira - Reprodução/G1 MS

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), chegou à superintendência da Polícia Federal em Campo Grande por volta das 14h15 desta quarta-feira (12) para prestar depoimento sobre a operação que investiga suposto pagamento de propina a membros do governo em troca de créditos tributários a empresas. Três carros grandes com vidros pretos entraram no local. A PF confirmou que o governador e o filho, o advogado Rodrigo Souza e Silva, estavam entre os passageiros.

Azambuja e o filho são alvos da operação Vostok, da PF, deflagrada nesta quarta. Pela manhã, mandados de busca e apreensão foram realizados no gabinete de Azambuja, na governadoria. Equipes da polícia federal ficaram durante mais de quatro horas no local recolhendo documentos e provas. Buscas também foram realizadas no apartamento dele e do filho.

Rodrigo Souza e Silva teve prisão temporária de 5 dias, decretada pela Justiça. Ele é suspeito de intermediar negociações com outros empresários em busca de benefícios fiscais.

As investigações apontam que os suspeitos teriam recebido aproximadamente R$ 70 milhões no esquema. O dinheiro seria de propina em troca de redução de ICMS para as empresas do grupo JBS.

Segundo a Polícia Federal, como contra-partida ao incentivo fiscal, a JBS deveria fazer investimentos, que nunca foram realizados. Não havia também nenhum tipo de fiscalização por parte do Governo do Estado.