Semifinal

Clássico entre os times mais populares do Brasil está cheio de polêmicas nos bastidores

Flamengo e Corinthians iniciam luta por vaga na final da Copa do Brasil. O primeiro jogo acontece no Maracanã, nesta quarta-feira

11 SET 2018 • POR Luiz Radai • 17h17
Escalação de Fagner é a mais nova polêmica levantada pelo clube carioca - Divulgação/Marcelo Braga

O jogo desta quarta-feira (12) entre as equipes que com as torcidas juntas somam mais de 75 milhões de pessoas no Brasil está cheio de polêmicas antes mesmo de começar. Desde discussões sobre a data do jogo, até a escalação da arbitragem e, agora, do lateral corintiano que no entender rubro-negro não deveria ser relacionado, o jogo reserva uma pilha que pode gerar ainda mais situações.

O jogo acontece a partir 20h45 (de MS) e a partida de ida será no Maracanã. A volta acontece no dia 26 em São Paulo, na arena de Itaquera.

Este jogo, no entanto, poderia acontecer na próxima quarta-feira (19), mas a CBF não aceitou o pedido do Flamengo para mudança da partida em razão dos jogos da Seleção. Isto aconteceu há cerca de 10 dias, quando o presidente rubro-negro Bandeira de Melo questionou com veemência a decisão da CBF. Ele considerou a decisão descabida e arbitrária, uma vez que tem jogadores convocados.

Do lado corintiano, o presidente Andres Sanchez teria dito, conforme o jornalista da ESPN, Jorge Nicola, que se a CBF mudasse a data do jogo ele abandonaria o futebol: “se eu perder essa pro Bandeira, abandono”.

Esta semana, com o sorteio do trio de arbitragem para a partida desta quarta, novo descontentamento do Flamengo ante a Confederação. Ficou definido que Bráulio da Silva Machado apitará o confronto, mas este é o árbitro que o presidente Eduardo Bandeira abominou em junho deste ano. O juiz catarinense apitou o confronto entre Flamengo e Palmeiras, em São Paulo, e o presidente do clube carioca questionou a falta de critério do árbitro e citou especificamente o lance de uma entrada dura de Felipe Melo em Vinicius Junior, punida apenas com cartão amarelo. O presidente disse que o jogador alviverde deveria ter “saído de camburão do estádio”.

Não bastasse isso, a presença em campo do lateral Fagner após se recuperar de lesão na coxa pode gerar uma briga jurídica entre os clubes. O Rubro-Negro pretende denunciar o time paulista, caso o jogador esteja em campo no Maracanã.

Convocado para os amistosos do Brasil contra Estados Unidos e El Salvador, Fagner foi desconvocado devido à lesão. A escalação do lateral nesta quarta seria considerada irregular, caso ele houvesse se recusado a jogar pela Seleção, e não liberado após ser diagnosticado com um problema médico.

O artigo 5, do capítulo sobre Restrições em Jogos, do Regulamento de Status e Transferências da Fifa prevê que o atleta não está “habilitado a atuar” pelo período de cinco dias após o último compromisso de sua seleção no período, em casos de recusa. No entanto, o Flamengo trabalha com a hipótese de que há problemas na escalação de Fagner.

A diretoria do Corinthians rebateu as reclamações do Flamengo após o sorteio da CBF determinar que o árbitro catarinense Bráulio da Silva Machado vai apitar a primeira partida. O diretor de futebol Duílio Monteiro Alves ainda criticou a postura do Flamengo e garantiu que tem total segurança para escalar Fagner no confronto.