Estruturação para pesquisa

Conselho Universitário da UFGD aprova três novos Institutos de Pesquisas para Dourados

6 SET 2018 • POR Da UFGD • 18h35
Estruturação da pesquisa na unidade dá importante passo - Divulgação

Três novos Institutos de Pesquisa foram aprovados na última segunda-feira, 3 de setembro, pelo Conselho Universitário (Couni) da UFGD: Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (IPAMTEC), Instituto de Arqueologia e de Estudos do Quaternário (IAEQ) e Instituto de Pesquisas Ambientais Sociais e Econômicas (IPASE).

O IPAMTEC é uma unidade tecnológica e profissionalizante voltada à produção, resgate e armazenamento de informações básicas e temáticas, que darão suporte à gestão do meio físico e ambiental, à prospecção e à pesquisa de recursos naturais, permitindo o desenvolvimento tecnológico e a produção conscientizada do real estado do meio físico da região e a expansão da capacitação profissional tecnológica da mesma.  Pelo porte dos seus laboratórios, o instituto estará apto também a prestar serviço especializado e assistência técnica à pesquisa e à empresas, com serviços de análise laboratorial de água, alimentos, solos, materiais diversos e tecnologias inovadoras.

O IAEQ enquanto unidade de pesquisa e ensino da UFGD, tem como objetivo principal criar os recursos materiais e intelectuais para alavancar áreas de estudo que hoje se encontram em situação de grande fragilidade no Mato Grosso do Sul: Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Paleoecologia e Paleoclimatologia. Além das atividades e pesquisas, concluídas através de projetos coordenados por docentes e técnicos ligados a este espaço, o instituto também atuará no campo didático com a implantação de um programa de pós-graduação em Arqueologia e Estudos do Quaternário.

O IPASE tem como objetivo promover e realizar pesquisas e estudos ambientais, sociais e econômicos, disseminar os resultados, dar apoio técnico na formulação e acompanhamento de políticas públicas, planos e programas de desenvolvimento sustentável, como também capacitar executivos, empresários e gestores públicos. Os estudos e pesquisas do IPASE darão ênfase aos temas rurais, mas não excluirão outros setores econômicos com ligações diretas e indiretas com o agronegócio. Ao envolver alunos de graduação e pós-graduação, desempenhará também o papel de contribuir para a formação destes profissionais.