Dourados

Délia entrega equipamentos para comunidade rural na região de Macaúba

6 SET 2018 • POR da Redação • 13h18

Possibilitar um trabalho com menos desgaste físico e maior agilidade para os produtores rurais da região de Macaúba na retirada de leite para comércio e consumo será possível por meio de ordenhadeiras elétricas entregues pela Prefeitura de Dourados. Quatro equipamentos foram entregues à comunidade, nesta quarta-feira, pela Secretaria de Agricultura Familiar e pela prefeita Délia Razuk.

Conforme o secretário de Agricultura Familiar, Marcos Roberto Soares, os itens atenderão as associações Agro Macaúba, Apraf (Associação dos Produtores da Agricultura Familiar) e Agro Osório. O investimento foi por meio de recursos da Fonte Zero.

Os itens são móveis e foram entregues a produtores inscritos nas associações e serão de uso comunitário mediante algumas regras estabelecidas pela Secretaria de Agricultura Familiar.

A prefeita Délia Razuk destacou durante o ato, o trabalho que a gestão vem realizando para atender ao pequeno produtor rural. Ela destacou ainda que a atividade do leite será fomentada na região.

“Voltamos o nosso olhar para o pequeno por entender a importância do trabalho deles para o sustento de suas famílias e também para levar alimento de qualidade, com venda na sede do município e em suas localidades. Esses equipamentos vão mudar a vida de muitas famílias; estou acompanhando isso de perto”, disse a prefeita, lembrando que “nossas ações são constantes por aqui, como a cessão de equipamentos agrícolas e as recentes melhorias nas estradas”.

O secretário Marcos Soares destacou que os equipamentos levarão grandes diferenciais às famílias da região. “Traz mais comodidade para quem trabalha com leite. Esses equipamentos armazenam até 100 litros cada, são móveis e poderão ser usados por produtores que trabalham no segmento”, destacou.

Vera Lúcia da Silva Ferreira Santos, produtora, é uma das beneficiadas com as ordenhadeiras. Ela destacou que por muitos anos tirou leite manualmente e os braços já sofreram lesões por conta disso, o que fez com que ela cogitasse deixar a atividade. Com a ação da Prefeitura, a produtora comemora e já melhorar a produção.

“Estou muito feliz, meus braços já não aguentavam mais, pensava em parar de trabalhar com o leite, mas agora quero aumentar a produção; trabalho com queijo, requeijão e vou produzir bastante com essa ajuda, sem ter que prejudicar minha saúde”, disse.

Cleiton Marcelino Teixeira de Souza, presidente da Apraf, destacou que as associações trabalham junto a Secretaria para que os equipamentos fossem entregues em pontos estratégicos, para facilitar o uso comunitário.

Para o produtor Valdecir Matos da Cunha, os equipamentos vêm para agregar na produção e para mais qualidade de vida. “Sobrevivi do leite por muito tempo e agora vou poder agregar na minha atividade, melhorar a produção. Não vai ter tanto esforço e vai diminuir o tempo da retirada do leite, sou muito grato por essa ação da prefeita aqui hoje e pela presença dela também”, destacou.

Outra ação celebrada pelos produtores locais foi a reforma da ponte sobre o córrego Laranja Azeda, realizada pela Prefeitura de Dourados. “Sem condições de uso dessa ponte, os trabalhadores precisavam desviar até 15 km nesse trecho. O serviço aqui faz a diferença, é um importante ponto de ligação de Macaúba, Guassu e Guanandi”, disse Fernando Bolsoni, produtor.