Variedades

Como destacar sua empresa no mercado?

5 SET 2018 • POR Louise Torres • 15h24

A forma mais relevante de gerar valor à uma marca é através do Branding alinhado a uma Identidade Visual que saiba expressar sua essência. 

Mas o que é esse tão falado Branding e Identidade Visual de Marca? 

Pra quem ainda não está familiarizado com o termo, Branding significa "gestão de marca", quem você (marca) é na sua essência. E a Identidade Visual, anda ali, juntinho do Branding. Um não vive sem o outro, pois o segundo representa graficamente a personalidade do primeiro.

Uma boa estratégia de branding, alinhada a um conceito gráfico, desperta uma identificação, uma conexão das pessoas com a marca, tornando-a mais positiva e desejada em suas mentes. Traz inúmeros reflexos positivos, tanto interna quanto externamente. Os clientes e fornecedores sentem nesse novo posicionamento ainda mais profissionalismo, qualidade e confiança.

A maioria das pessoas, ao fundar uma empresa, pulam a etapa de Branding e partem direto para as estratégias de negócios e comunicação, mas se esquecem, ou não sabem, que a gestão de marca (branding) é quem define o propósito e cria valor de longo prazo para o negócio. É através de um branding bem definido que se entrega um produto ou serviço com valor agregado para o cliente e cria-se um padrão na comunicação, ao informar seu diferencial competitivo de forma clara e consistente em todos os pontos de contato.

A Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos elaborados para representar os valores e personalidade da empresa (olha o branding andando juntinho). É o primeiro contato com o público e, por isso, precisa saber chamar a atenção de maneira correta. Itens como logo, tipografia, cores e ilustrações resultam em um padrão visual de comunicação da marca com o mundo: desde cartões de visita, folders, layout do site, redes sociais, campanhas, etc.

Nunca é tarde para se reinventar e evoluir. Todas as empresas podem e devem passar por uma reestruturação ao longo de suas vidas, isso indica que não pararam no tempo, que estão acompanhando as transições da tecnologia e das novas gerações.