Semana da Pátria

Acesa a Chama da Pátria na Praça Antônio João

4 SET 2018 • POR da Redação • 15h00

Em solenidade na manhã desta terça-feira (4), a prefeita Délia Razuk acendeu a pira da Chama da Pátria, fogo simbólico que ficará aceso na Praça Antônio João até o dia 7 de Setembro, data comemorativa à Independência do Brasil. O evento, encabeçado pelo Exército Brasileiro, contou com a presença do comandante da 4ª Brigada Cavalaria Mecanizada, general de brigada Lourenço William da Silva, além dos vereadores Sérgio Nogueira e Idenor Machado, secretários da administração municipal e a banda e militares do EB.

Após a apresentação protocolar das autoridades, a prefeita Délia, o general Lourenço, e o vereador Sérgio Nogueira, hastearam as bandeiras de Dourados, do Brasil e de Mato Grosso do Sul, respectivamente, enquanto era executado o Hino Nacional Brasileiro.

Em continuação, a prefeita e o general receberam das mãos de um militar a tocha com o fogo que foi deslocado desde a 4ª Brigada até o centro da cidade e a prefeita Délia Razuk procedeu com o acendimento da pira.

O procedimento é o marco oficial do início da Semana da Pátria que terá inúmeras atividades cívicas no município, a exemplo do que ocorre em todo o Brasil. O capelão militar do EB, padre Fábio Ferreira da Silva, leu trecho da Bíblia Sagrada encontrado no livro de São João, capítulo 15, versículos 12 a 16. O padre destacou a necessidade de fomentar o amor ao próximo e a constituição de um sentimento de interseção pelas autoridades constituídas.

Em seguida, a prefeita falou da importância da Pátria e do sentimento patriótico. “Estamos em um momento especial para refletir sobre como é importante respeitarmos e amarmos o que somos e onde vivemos. O patriotismo nos leva a fazer melhor por nossa comunidade, nossas pessoas e nossos projetos”, disse, destacando também as parcerias que o município tem com o Exército Brasileiro, instituição representativa deste sentimento.

Representando a Câmara de Vereadores e o Conselho de Pastores Evangélicos de Dourados, o vereador Sérgio também falou do sentimento de patriotismo que deve permear as atitudes de cada um.

 

PROGRAMAÇÃO

A Semana da Pátria tem organização da Secretaria de Educação e o tema em 2018 é “Independência se constrói com educação”. O secretário da pasta, Upiran Jorge Gonçalves, destacou o trabalho da equipe para que Dourados possa ter um desfile cívico à altura e que as pessoas possam homenagear a pátria com manifestações de carinho e respeito aos símbolos nacionais. O desfile acontece na próxima sexta-feira (7), a partir das 8h, na Avenida Marcelino Pires.

Continuando a programação, ainda nesta terça-feira (4), a partir das 19h30, acontece Hora Cívica na Escola Municipal Armando Campos Belo, no Jardim Santa Brígida, com a participação das escolas municipais Armando Campos Belo, Etalívio Penzo, Januário Pereira de Araújo e Professora Maria da Conceição Angélica.

Nesta quarta-feira (5), a partir das 8h, haverá desfile cívico na localidade de Vila Macaúba, distrito de Guaçu. Participarão as escolas municipais Agrotécnica Padre André Capelli (Panambi), Clarice Bastos Rosa, Coronel Firmino Vieira de Matos (Macaúba), Dr. Camilo Hermelindo da Silva (Indápolis), Dom Aquino Corrêa (Panambi), Fazenda Miya (Macauba), Geraldino Neves Corrêa (Picadinha), José Eduardo Canuto Estolano – Perequeté (Itahum), Padre Anchieta (Vila Formosa), Prefeito Rui Gomes (Vila São Pedro), Vereadora Albertina Pereira de Matos e da Escola Estadual Barão do Rio Branco, de Douradina.

Ainda na quarta-feira, às 15h, haverá Hora Cívica na Vila Olímpica da Reserva Indígena de Dourados, com participação das escolas municipais indígenas Agustinho, Araporã, Francisco Meireles, Lacu’i Roque Isnard, Pa’i Chiquito-Chiquito Pedro, Tengatui Marangatu, Ramão Martins e da Escola Estadual Ind´pigena Guateka Marçal de Souza. Em todas as Horas Cívicas a Banda do Exército fará apresentação.