Segurança

Potencializados por conhecimento de várias instituições, 92 guardas municipais se formam nesta sexta

Iniciado há 5 meses, o curso de formação foi ministrado de acordo com encaminhamentos da Senasp, englobando teoria e prática e desenvolvida com o apoio de instituições com carga horária total de 700 horas

30 AGO 2018 • POR Informe da Prefeitura • 18h06
Treinamento envolveu conhecimento de inúmeras forças de segurança - Divulgação

A Guarda Municipal de Dourados forma nesta sexta-feira (31) a quarta turma de alunos da história da corporação com 92 novos agentes que comporão o efetivo para atuar na maior cidade do interior do Estado depois de frequentarem o curso de formação e aprenderem técnicas e teoria ministradas por representantes de 32 instituições, entre elas, as forças de segurança que atuam no município. A solenidade acontece às 8h no Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão, o Jorjão.

Iniciado há 5 meses, o curso de formação foi ministrado de acordo com encaminhamentos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, englobando teoria e prática e desenvolvida com o apoio de instituições com carga horária total de 700 horas. A turma é batizada com o nome Roberto Aparecido Ramos.

“Todas as instituições auxiliaram de maneira significativa para que os objetivos das instruções fossem atingidos com louvor. Isto mais uma vez mostra a união das instituições de segurança pública desta cidade que tem como finalidade principal combater o crime e atender o cidadão douradense com  prioridade”, avaliou o comandante da Guarda, Silvio Reginaldo Peres, que agradeceu todas as instituições.

Entre estas corporações que trabalham unidas estão as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, DOF, Exército Brasileiro, Polícia Científica, Agência de Trânsito, Defesa Civil, Ministério Público e demais órgãos e entidades da sociedade civil organizada.

Entre estes ensinamentos, o comandante do 3° Batalhão em Dourados, tenente-coronel Carlos Silva, concedeu uma palestra motivacional sobre a importância de se configurar como parte da força de segurança na região de fronteira. Outra corporação participante, os Bombeiros ministraram 20 horas aulas com noções de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar. A PRF, por exemplo, ministrou aulas de identificação veicular, além de inúmeros outros procedimentos que foram repassados aos alunos.

Conforme avalia a prefeita Délia Razuk, o aporte à formação de novos agentes da Guarda aconteceu quando a administração teve condições para tal e a turma que se forma será muito bem-vinda para compor os trabalhos da corporação que é uma das mais estruturadas e destacadas guardas do Brasil.

“Sem dúvida estamos ansiosos em poder contar com mais 92 agentes de segurança atuando nas ruas, nas escolas, em prol da comunidade. Tenho certeza que serão aptos para manter o bom trabalho desta instituição”, disse.

A prefeita ressaltou a importante participação das forças de segurança na formação dos novos guardas. “Podemos dizer que a Guarda Municipal de Dourados é um pouquinho de cada uma destas forças, que se solidifica com os conhecimentos passados por todos que participaram das instruções”, disse.

O próximo passo após a formatura, segundo o comandante, será uma avaliação final e a nomeação dos novos guardas. A Guarda Municipal de Dourados foi instituída por lei em 1995 e hoje conta com 105 agentes que atuam com serviços de ronda escolar, fiscalização ambiental, fiscalização de trânsito, rondas patrimoniais e atuação com base móvel de apoio a eventos e outras situações.