Fim

Após reunião, Simted aceita proposta da Prefeitura e suspende greve de 34% dos professores

Na assembleia, segundo divulgou por meio do site do sindicato, a categoria decidiu aceitar a proposta feita pela administração durante reunião de terça-feira

29 AGO 2018 • POR Da Redação • 16h40
Reunião no Simted que decidiu por aceitar proposta da Prefeitura e suspender greve - Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Dourados (Simted) publicou nota informando que, depois de assembleia realizada no sindicato na noite de terça-feira (28), foi decidido pela suspensão da greve de 34% de profissionais em cada unidade de ensino de Dourados.

“A categoria segue mobilizada pela valorização do magistério e do administrativo educacional, após perdas salarias nos anos de 2017 e 2018”, informa o texto, que segue dizendo que uma assembleia será convocada para deliberação sobre o cronograma de ações sociais.

Na assembleia, segundo divulgou por meio do site do sindicato, a categoria decidiu aceitar a proposta feita pela administração durante reunião de terça-feira (28). A proposta é para implementação do índice de 4,13% para o magistério na folha do mês de setembro de 2018, que dá aos professores o índice do Piso Nacional e Municipal de 2018 de 6,81%.

Após dois anos seguidos, a administração respondeu com uma reposição que chegasse pelo menos a um dos índices requeridos pela categoria. A greve havia sido iniciada no dia 17 de agosto e terminou nesta quarta-feira.

Além do movimento deste ano, o Simted promoveu paralisações em três dos quatro anos anteriores. Em 2017, os educadores paralisaram as atividades parcialmente por um período de 63 dias. Em 2016, na gestão do Murilo Zauith, a greve durou mais de 70 dias.

Em 2014, o movimento grevista foi deflagrado por 3 semanas, suspenso, e depois retomado por descumprimento de promessas da administração da época.