Tempo e Clima

Estação da Embrapa registra 6,3º C na manhã deste sábado

A partir desta tarde e no domingo de Dia dos Pais a previsão é de aumento gradativo da temperatura

11 AGO 2018 • POR Luiz Radai • 08h23
Temperatura deve subir gradativamente ao longo do dia - Luiz Radai

Depois de uma sexta-feira com registro de 4,4º C na estação da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados registrou neste sábado (11) 6,3º C, por volta das 5h50. Este frio é resultado de uma massa de ar polar que predomina sobre Mato Grosso do Sul, principalmente no sul do Estado.

O amanhecer tem temperaturas baixas em todo MS e a possibilidade de geada no sul do Estado foi grande. Para se ter ideia, na sexta-feira, a estação de Rio Brilhante registrou 2,1º C às 5h13 da manhã. Hoje, a mesma estação registrou 4,3º C às 1h15.

Para o restante deste sábado, o tempo ficará firme com predomínio de sol e as temperaturas se elevam, deixando temperaturas amenas, segundo o Cemtec. A umidade relativa do ar poderá diminuir na parte da tarde.

Neste domingo de Dia dos Pais, o ar polar começa a perder força, diminuindo a sensação de frio e permitindo a elevação das temperaturas. Haverá predomínio de sol em todo o Estado, sem expectativa de chuva. A umidade relativa do ar poderá diminuir a tarde.

Geadas

Há registros extraoficiais de geadas em vários pontos de MS desde a sexta-feira. No entanto, a partir já deste sábado, deve diminui o risco de ocorrência. Como explicam os técnicos da estação da Embrapa, além da temperatura, influenciam na ocorrência de geadas a topografia e a exposição do terreno, ou seja, baixadas e áreas voltadas para o sul são mais sujeitas à formação deste fenômeno.

“Em média, quando a temperatura mínima no abrigo meteorológico atinge 3 a 4ºC, a temperatura na superfície situa-se em torno de 0 ºC”. Assim, quando a temperatura mínima (ºC) tiver abaixo de 1º, a geada pode ser forte. De 1 a 3º C, média e, até 4º será fraca. A geada é o congelamento do orvalho ou qualquer umidade que se forma sobre a relva e outras superfícies.