Tempo e clima

Cemtec prevê geada em Mato Grosso do Sul no fim de semana

Sábado deve ser o dia mais gelado do fim de semana, mas a partir de domingo, as temperaturas voltam a subir

9 AGO 2018 • POR Luiz Radai • 14h54
Ocorrência de geada no fim de semana não está descartada - Divulgação

Como havia adiantado no início da semana, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) consolidou nesta quinta-feira (9) a previsão de queda da temperatura já a partir desta sexta (10) e com maior intensidade no sábado.

Segundo dados meteorológicos, depois de uma sexta-feira com mínimas baixas, a menor mínima prevista para o sul do Estado no sábado é de 3º C, com máximas não passando dos 28º C. Com esta mínima prevista, não está descartada a ocorrência de geada nas cidades do Sul. Segundo o Cemtec, na Capital do Estado a mínima deve ser de 8º C no fim de semana. Não deve chover.

No domingo, o ar polar perderá força diminuindo a sensação de frio e com temperaturas em elevação.

Com isso, concretiza-se a previsão de um inverno menos rigoroso em 2018, já que deve ser a primeira possibilidade de geada anunciada neste inverno, que começou em 21 de junho e termina no próximo mês.

Depois de dias de chuva e registro de granizo em MS, o Cemtec já registra acumulados de chuva acima do normal para o mês inteiro de agosto, como é o caso de Itaquiraí, Aquidauana, Sete Quedas e Miranda. Campo Grande, por exemplo, já registra o dobro de chuva do que é esperado para o mês, ficando com valores muito acima da média histórica já nos primeiros cinco dias de agosto.

O granizo, em Antônio João, provocou danos na cobertura de residências, alguns comércios e nas lavouras de tomate, principal produto da agricultura familiar na região.