Temperatura e chuva

Após chuva prevista até quinta, sexta-feira será de retorno da massa de ar seco

Em Dourados a temperatura mínima para sexta será de 10º C com a chegada de uma nova massa de ar seco e frio

6 AGO 2018 • POR Luiz Radai • 16h50
Tempo em Dourados na tarde desta segunda-feira - Luiz Radai

As informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) relatam uma semana com possibilidade de um pouco mais de chuva em algumas regiões do Estado antecipando o retorno de uma massa de ar seco prevista para sexta-feira (10) quando a temperatura mínima deve ser baixa em algumas cidades do sul, onde também a máxima não deve passar dos 24 graus.

Segundo boletim atualizado da previsão do tempo para esta semana, nesta terça-feira (7) o céu segue parcialmente nublado em todo Estado com possibilidade de nevoeiro pela manhã e algumas pancadas de fraca intensidade esperadas no extremo norte e leste do MS.

Na quarta-feira (8), a nebulosidade aumenta deixando o céu com muitas nuvens em todo o Estado. A possibilidade de chuva é a qualquer hora na parte sul e pancadas isoladas nas demais áreas.

Na quinta-feira (9) a condição de tempo segue instável com muitas nuvens e com possibilidade de pancadas de chuva em grande parte do Estado, exceto na região norte.

Por fim, a sexta-feira traz consigo a massa de ar seco quedeve predominar sobre Mato Grosso do Sul inibindo a formação de nuvens de chuva. O tempo deve ficar firme com sol entre poucas nuvens em todas as áreas do Estado com estimativa de baixa umidade relativa do ar na parte da tarde.

Na mesma sexta-feira, Ponta Porã e Dourados devem registrar as mínimas mais baixas em relação a temperatura. A previsão é para 10° nas duas cidades. As máximas não passam de 23 e 24 graus, respectivamente. Nas demais localidades do Estado, como Campo Grande, a mínima deve ser de 14 e a máxima de 29º.

Em Três Lagoas, a mínima de 18 e a máxima de 29º, em Corumbá mínima de 16 e máxima de 29º e em Coxim, previsão de temperatura mais alta da semana, com 37º graus na quarta-feira e 33 graus na sexta.

Em Dourados, depois de mais de 47 dias sem chuva, agosto já teve registrados 23 milímetros de precipitação. Segundo dados do Guia Clima da Embrapa, para se ter ideia, a chuva média mensal em agosto na região de Dourados é de 47,5 mm.

Maior parte desta chuva foi precipitada em Dourados no domingo quando choveu 18,1 mm por durante quase três horas de uma chuva torrencial. Nesta segunda-feira não ocorreu o registro de chuva no município.