Lama

STJ nega HC e o ex-governador André Puccinelli, o filho e o advogado dele seguem presos

O ex-governador André Puccinelli (MDB) e seu filho, André Puccinelli Júnior, estão presos no Centro de Triagem, no Complexo Penitenciário de Campo Grande

27 JUL 2018 • POR Do Portal G1 • 18h10
Puccinelli está preso há uma semana em Campo Grande - Divulgação

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, negou na tarde desta sexta-feira (27), liminar no pedido de habeas corpus ao ex-governador André Puccinelli, ao filho dele, André Puccinelli Júnior e ao advogado João Paulo Calves. Os três foram presos na manhã de sexta-feira passada (20), pela Polícia Federal, em um desdobramento da Operação Lama Asfáltica.

O pedido de habeas corpus foi impetrado em conjunto pelos advogados de defesa dos três na tarde de quarta-feira (25). Na terça-feira, o desembargador Maurício Yukikazu Kato, da quinta turma do Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRE3) já havia negado um outro pedido de liberdade impetrado pelos advogados dos três, por não considerar que houve abuso de poder ou ilegalidade na prisão.

O advogado André Borges, um dos que impetrou o pedido, diz que a defesa vai estudar com atenção a decisão para definir os próximos passos. "A defesa sabe que a luta é complexa e com obstáculos, mas não vai esmorecer jamsi, por acreditar que a prisão é desnecessária. Tudo o que for possível continuará sendo realizado para que cesse o constrangimento representado pelo cárcere indevido".

O ex-governador André Puccinelli (MDB) e seu filho, André Puccinelli Júnior, estão presos no Centro de Triagem, no Complexo Penitenciário de Campo Grande. Já o advogado João Paulo Calves está no Presídio Militar.

Os três são réus por lavagem e desvio de dinheiro e já tinham sido presos pela PF em 2017 na Operação Lama Asfáltica.