Segurança

Em fórum no MS, Raul Jungmann anuncia operação Fronteira Segura

Ministro participa de evento que reuniu representantes da segurança pública para falar da fronteira

19 JUL 2018 • POR Do Portal G1 • 18h55
Ministro Raul Jungmann - Saul Schramm

O ministro de segurança pública nacional, Raul Jungmann participou de uma reunião do Fórum Permanente de Segurança, em Campo Grande, nesta quinta-feira (19) onde anunciou uma ação integrada para as fronteiras brasileiras, que será controlada a partir da capital sul-mato-grossense ainda neste més.

“Esse mês aqui em Campo Grande nós estaremos deflagrando a Operação Fronteira Segura, que contará com efetivos da força nacional", disse, conforme publicação do Portal G1 MS.

A reunião de representantes de todas as forças de segurança para discutir ações para o combate aos crimes nas regiões de fronteira teve a presença do ministro, que disse ainda que pretende criar um sistema para a segurança, com destinação específica, de acordo com as necessidades de cada região.

Jungmann disse que a questão de segurança pública é uma “tragédia” e admite que não é possível manter a situação do jeito que está, porque o sistema prisional está nas mãos das fações criminosas.

Segundo o ministro, a população carcerária brasileira já é a terceira maior do mundo. No próximo ano, este número pode chegar a 1 milhão de apenados. O Brasil tem hoje 534 mil mandados de prisão em aberto.

O ministro falou ainda que a produção de drogas se concentra no Paraguai, Bolívia, Colômbia e Peru, e que o Brasil é hoje o segundo maior consumidor de drogas do mundo. Em MS, citou Corumbá, Ponta Porã, Coronel Sapucaia e Mundo Novo como os locais mais perigosos onde o crime atua fortemente.