Solidariedade

Instalada há 3 meses, geladeira solidária ajuda a matar a fome de quem mais precisa

17 JUL 2018 • POR Ana Ostapenko • 10h00

Inaugurada há três meses, a geladeira solidária, já caiu nas graças dos douradenses e vem ajudando muitos moradores de rua. Instalada na rua João Cândido Câmara, quase esquina com a rua Cuiabá, foi idealizada por Caroline Pereira Soares do Couto, que se inspirou em outras geladeiras espalhadas pelo país.

No dia em que a visitamos a geladeira estava vazia, mas em uma conversa com Caroline ela disse que isso é um bom sinal, de que as pessoas estão pegando as doações deixadas, “ A geladeira tem dado certo. Ela sempre está vazia! Ouço essa frase sempre. Mas ela sempre está sendo suprida. Posso dizer que os necessitados já descobriram a geladeira. Inúmeras vezes perto da hora do almoço vejo duas ou três pessoas sentadas a beira da geladeira a espera de comida. Fico feliz de saber que ali há esperança para matar a fome. Percebi que a doações não ficam mais que 30 minutos na geladeira. Está sempre sendo suprida, mas sempre sendo consumido rápido”.

Solidariedade

A geladeira também trouxe uma rotina de doações, com pessoas que passam e deixam alimentos lá todas as semanas “ tem uma senhora que toda segunda feira faz uma panelada de comida e coloca em pequenos potes. Já virou um hábito dela. Uma outra doa caixas de leite. Esses dias ouvi uma história engraçada, uma senhora disse que toda festa que vai ela fica até o final p ver se sobra comida e leva tudo para geladeira”, conta Caroline.

Ações como essa mostram que a solidariedade está impregnada em nossa sociedade, é inerente do ser humano ajudar o próximo, com a instalação da geladeira os douradenses encontraram um lugar para doar alimentos a quem mais precisa e isso é extremamente importante para nossa cidade e ainda mais para as pessoas em situação de rua, que sabem onde procurar quando sentem fome.

Você pode também participar dessa corrente do bem, a geladeira fica na rua João Cândido Câmara, quase esquina com a rua Cuiabá, na calçada da Primeira Igreja Batista, você pode doar desde frutas, verduras e alimentos perecíveis precisam estar embalados e com a data de fabricação anotada no recipiente.