Política

Pedro Chaves diz que maioria do Senado apoia que fronteiras sejam mais protegidas

Segundo Pedro Chaves, toda a fronteira brasileira necessita de atenção e Mato Grosso do Sul é um corredor principal das drogas e armas

13 JUL 2018 • POR Luiz Radai • 19h01
Senador Pedro Chaves no jornal O Progresso - Wilson Duarte

O senador Pedro Chaves (PRB) disse nesta sexta-feira (13) em visita ao jornal O Progresso que a maioria dos senadores brasileiros apoia que as fronterias brasileiras com os demais países sul-americanos sejam mais protegidas visando o combate ao crime organizado, tráfico de drogas e contrabando.

Recebido pela diretora-presidente Adiles do Amaral Torres e o esposo dela, Carlos Alberto Farnesi, o senador trouxe o convite para o Fórum Permanente de Segurança na Fronteira, que acontece no dia 19 de julho, em Campo Grande, oportunidade em que falou sobre o assunto. O evento deve ter a presença do ministro Raul Jungmann.

“Este Fórum será de suma importância para discutir as ações em três frentes: desenvolvimento, tecnologia e inteligência no campo da segurança nas fronteiras. Temos a maioria dos colegas no Senado em defesa de políticas de segurança para as fronteiras e isso é muito bom”, destacou o senador, ao ser perguntado sobre como ele vê tal apoio em detrimento às intervenções que ocorreram no Rio de Janeiro, por exemplo.

Segundo Pedro Chaves, toda a fronteira brasileira necessita de atenção e Mato Grosso do Sul é um corredor principal das drogas e armas que já tem sido olhado de outra forma, sendo prioridade número 1 de MS a segurança. “O Sisfron, a Força Aérea e um satélite aeroestacionário são algumas das ferramentas que já temos. Mas os investimentos devem seguir com força no ano que vem, principalmente pela implatação do Susp – Sistema Único de Segurança Pública – que vai injetar R$ 4 bilhões neste segmento”, disse.

Entre outras tratativas de segurança que o senador considera importantes esta a informação de que o Paraguai deve implementar uma regulamentação para venda de armas, o que, segundo Pedro Chaves, contribuiria de forma significativa para a segurança pública brasileira. “Todas as ações de segurança na fronteira devem ter conversas bilaterais e temos com Paraguai e Bolívia conversas saudáveis neste sentido”, disse o senador que compõe a comissão de Relações Exteriores e Segurança.

O senador destacou ainda que a criação de uma área de livre comércio englobando os 12 municípios de fronteira em MS e da Polícia de Fronteira, seriam ações tão importantes quanto as atuações já consolidadas.

O senador esta em Dourados para agenda do Partido Republicano.