Orgulho

Douradenses ficam em segundo lugar no Desafio de Robótica da Indústria

Os douradenses foram à disputa pela primeira vez. Eles integraram o time MegaMentes

10 JUL 2018 • POR Luiz Radai, com informações da Fiems • 19h23
Equipe de Dourados que foi destaque na competição - Divulgação

A equipe formada pelos estudantes Igor Lourenzon (3ª série do Ensino Médio), Samara Galindo (1ª série do Ensino Médio), Giovane Luna (3ª série do Ensino Médio) e Kaio Otthon (2ª série do Ensino Médio), do Sesi Dourados, ficou em segundo lugar no Desafio de Robótica da Indústria realizado durante na 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento (OC 2018), em Brasília (DF), entre os dias 5 e 8 de julho.

Os douradenses foram à disputa pela primeira vez e, integrando o time MegaMentes, disputaram as provas com 240 alunos da rede nacional de educação do Sesi, sendo 48 equipes do Distrito Federal e de outros 23 Estados.

As competições foram entre robôs de Lego montados pelos próprios alunos, que realizaram missões estritamente relacionadas à realidade da indústria, incluindo simulações de tarefas que envolviam oito segmentos industriais: veículos automotores, celulose e papel, construção civil, frigorífico, máquinas e equipamentos, mineração, têxtil e panificação.

Para o aluno Giovane Luna, participar do Desafio de Robótica é uma experiência única. “Você adquire muito conhecimento, troca ideia com outras equipes e aprimorar aquilo que você sabe, ajudar outras equipes, e é isso que estamos fazendo aqui. A experiência é mesmo única e incrível”, comentou.

Outra integrante, Samara Galindo, diz que a interação com os demais competidores se destacou. “Estando aqui hoje pude perceber como o Sesi sempre tenta trazer o melhor para nós. Tudo que aprendemos lá estamos colocando em prova aqui e mesmo com desafio estamos recebendo apoio das outras equipes e conseguindo superar eles”, disse.

Para a analista de educação do Sesi, Glaucia Campos, os alunos da Escola do Sesi de Dourados conquistaram um novo olhar sobre o mercado de trabalho e novas tecnologias que o cercam. Técnico da MegaMentes, Wesley Sarati Coelho, que leciona na Escola do Sesi de Dourados, conta que os desafios eram apresentados no momento da prova e que os estudantes deveriam estar prontos para lidar com qualquer atividade proposta.