Lula livre?

Presidente do STJ enquadra desembargador que mandou soltar ex-presidente

Presidente do STJ nega liberdade a Lula e critica desembargador que mandou soltar ex-presidente

10 JUL 2018 • POR Da Redação, com STJ • 18h17
A ministra Laurita Vaz, do STJ - Divulgação/STJ

A ministra Laurita Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou nesta terça-feira (10) um pedido para conceder liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, de quebra, na mesma decisão, criticou o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4) por ordem que deu para soltar o petista.

No domingo passado (8), Favreto iniciou uma batalha de decisões judiciais durante o dia, depois de determiner a soltura de Lula, que acabou preso por uma decisão do presidente do TRF-4, Thompson Flores.

Lula está preso desde 7 de abril deste ano. Condenado a 12 anos e 1 mês em um processo relacionado à Operação Lava Jato, o ex-presidente está na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Ao analisar o caso de Lula, Laurita Vaz negou um habeas corpus (pedido de liberdade) apresentado por um cidadão, não pela defesa do ex-presidente.

Ainda caberá à presidente do STJ analisar um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para que o tribunal decida sobre de quem é a competência para analisar os pedidos de liberdade de Lula.