Dia da Pizza

Paixão e inovação celebram o Dia da Pizza em Dourados

Com mais de 200 ideias bacanas de pizzas, estabelecimento é movido “por um baiano com descendência italiana” com muita motivação

10 JUL 2018 • POR Luiz Radai • 18h10
Pizzaiolo Beto Marquezolo fazendo o que mais gosta retrata exatamente o que buscamos para homenagear o Dia da Pizza - Luiz Radai

Mamma mia! O Dia Internacional da Pizza não poderia passar em branco na redação do O Progresso Digital e, com a pauta em mãos, a meta foi encontrar a história com a cara do douradense inovador, mas vanguardista, do leitor sério, mas bem humorado. Tudo terminando em pizza, que é a homenageada do dia. Não deu outra. Fomos atrás e encontramos uma pizzaria que coloca no prato dos clientes muito amor e dedicação, além de excentricidades.

Com mais de 200 ideias bacanas de pizzas, este estabelecimento é movido, como ele mesmo diz, “por um baiano com descendência italiana” e a esposa, que amam o que fazem e que apresentam jeitos diferentes de fazer pizza.

João Roberto Marquezolo, o Beto, chegou a Dourados com dois anos de idade e há 38 anos mora na cidade. No entanto, há quatro anos iniciou o trabalho como pizzaiolo na pizzaria que leva o sobrenome da família, de origem italiana. Como já trabalhou com lanches e foi entregador de pizzas, o profissional alega que sempre foi curioso acerca do trabalho do pizzaiolo e, quando começou, percebeu a forte identificação. “Eu disse que um dia eu ia fazer aquilo. E hoje em dia eu durmo e acordo pensando em pizza”, disse.

Como a escolha da Marquezolo Pizzaria para esta pauta está justamente no diferente, perguntamos ao Marquezolo: o que te faz ter estas ideias? “São desafios, a novidade. Eu não quero fazer o mesmo, embora mantenhamos as tradicionais”, disse, lembrando que são os clientes quem lançam os desafios para pizzas inovadoras, com ingredientes diferentes e para todos os gostos.

“Tem crescido muito este mercado para veganos, vegetarianos e, quando não, as pessoas só querem a inovação. Mas também tem aqueles que não se aventuram em outros sabores, então aprimoramos as tradicionais para faze-las da melhor forma”, disse.

E neste dia 10 de julho, Dia Internacional da Pizza, Beto lançou entre os clientes a ideia da escolha de uma pizza inusitada, que fosse para ele como um desafio. A sugestão vencedora seria escolhida para ser confeccionada e o próprio cliente o contemplado com a cortesia.

A escolha, foi uma Pizza de Chicago, modalidade que homenageia a cidade Americana e que já inspirou Beto a fazer uma que seja homenagem a Dourados. “É o que eu gosto. É o que eu amo. Estou feliz por fazer parte desta comemoração do dia internacional da pizza”, disse.

Beto destacou que a gastronomia oferece possibilidades infinitas e eles aplicam isto nas pizzas e lanches que apresentam. Além do atendimento, do ambiente. “Se a pizza fosse uma pessoa eu diria ‘eu te amo’ para ela”, brincou.

E entre estas inovações que movem o negócio e hoje são o motivo de homenagear a pizza com esta matéria, Beto fala sobre a pizza que reproduz fotos de pessoas, de personagens, logo de empresas e outras figuras com os ingredientes, prato que é sucesso entre os douradenses. A mais recente a reprodução da taça da Copa do Mundo. Além desta, a pizza burg, e as pizzas com massas sem trigo são lançamentos dos quais Beto se orgulha. “Dificilmente me espelho em alguém famoso. Eu gosto de colocar minhas ideias em prática”, disse.

Em Dourados, segundo Beto, a população curte pizzas abundantes em recheio e daí, saiu a ideia que colocou no forno uma pizza que totaliza 7,5 quilos, a qual não foi ‘vencida’ por um grupo de 11 pessoas. “Douradenses gostam de pizzas fartas. Esta ideia foi bacana e vingou”, disse.

 

 

 

 

 

 

 

A esposa, Ana Paula Xavier Marquezolo, destaca que se entusiasma com as inovações do marido que vão além das pizzas. Mecanismos para servir clientes,  como a gangorra de lanche, o lanche no espeto ou a roda de lanche são ideias de grande repercussão. “E nem se fala nas pizzas, são dezenas de ideias que ele colocou em prática”, disse. “Ficaríamos aqui até a noite falando sobre estas inovações e tem muita novidade para lançar”, finalizou.

Dourados é uma cidade com população que aprecia e muito as pizzas. São dezenas de pizzarias no centro e bairros, tem as gigantes, tem as brotos, tem as com 3 ou quatro sabores, tem as pizzarias chiques, as simples. Enfim, tem muita pizza! E hoje, é o dia da redonda.