Clima

Julho deve ter mais 15 dias sem chuva em MS, segundo o Cemtec

Cemtec aponta falta de chuva em todo o Estado, com umidade relativa do ar que pode ser menor que 30%

3 JUL 2018 • POR Luiz Radai • 17h35
Dias têm sido bastante secos desde as primeiras horas - Luiz Radai

A análise quinzenal de chuva sobre o Estado de Mato Grosso do Sul feita pelo Centro de Monitoramento do Clima e Recursos Hídricos (Cemtec) mostra que entre 3 e 18 de julho de 2018 não há expetativa de chuva em todo o MS, ocasionada por uma massa de ar seco que deverá intensificar na parte central do país, condição típica desta época do ano.

Ainda segundo o Cemtec, nesse período a umidade relativa do ar poderá diminuir podendo variar entre 21% a 30%, considerado estado de atenção. Para se ter ideia, no deserto a umidade do ar pode chegar a 15%, com sérios danos a saúde humana.

A previsão enviada para o período de 3 a 6 de julho mostra ainda que temperaturas máximas seguirão na casa dos 30 graus Celsius em todas as cidades polo de captação de dados. Algo bastante fora do comum quando levamos em conta que estamos no início do inverno.

Segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados completou 20 dias sem chuva nesta terça-feira (3). Com atuação desta mesma massa de ar seco, o Estado completou um mês de junho dos mais secos nos últimos anos.