Relacionamento

Lucimar e Katiuscia dão lição de amor em 14 anos de relação

4 JUL 2018 • POR Ana Ostapenko • 08h00

 

O mês do orgulho LGBT foi em junho, mas não poderíamos deixar de fechar esse ciclo sem uma história de amor. Katiuscia, 38, e Lucimar, 48, estão juntas há 14 anos e mostram todos os dias que o amor é muito maior que os problemas e que toda conquista que se preze, vem aos poucos.

 

Lucimar teve uma relação heterosexual por 14 anos, tem quatro filhos e depois que o casamento acabou, ela conheceu Katiuscia e se apaixonou. Desse tempo pra cá, são mais 14 anos de convivência. Katiuscia vinha de relações que deram errado, ela não queria mais se envolver pra não sofrer, mas não teve jeito; Lucimar amoleceu seu coração e ela resolveu dar mais uma chance ao amor, e não é que deu certo!?

 

O começo e a família

 

Como todo início de relacionamento, as duas começaram a frequentar uma a casa da outra, mas como amigas. Aos poucos, a relação foi se intensificando até que Katiuscia mudou-se para a casa de Lucimar. Você pode estar se perguntando “e a família nisso tudo?” Segundo Lucimar, o processo foi muito tranquilo porque não foi invasivo, foi o mais natural possível. As crianças entenderam, o ex-marido também, e o resto da família foi aceitando “porque tudo que é feito com amor e respeito, no seu tempo, é mantido e tido como natural. Afinal, é amor e só”, declara ela.

Hoje, elas fazem parte de uma grande família, criaram os filhos da Lucimar juntas e Katiuscia sente como filhos dela também. O mais legal de tudo é a união, hoje elas viajam com o ex marido de Lucimar, ex sogra, filhos e netos, tudo numa grande harmonia e numa grande família.

 

Preconceito

 

Para lidar com o preconceito elas usam a educação, sempre. Há 14 anos era inconcebível andar de mãos dadas na rua. Hoje, elas já fazem isso com orgulho. Claro que existem ressalvas e muito cuidado, para Katiuscia, “olhares tortos vão sempre existir, mas as pessoas estão evoluindo e aceitando mais hoje em dia. Então, a gente cria coragem junto de expor o nosso amor de modo que não agrida ninguém, mas que mostre que merecemos isso, merecemos demonstrar nosso amor onde quisermos”.

 

Casamento e futuro

 

Com toda essa história de amor, o casamento veio mais que naturalmente. Após esses 14 anos, elas pretendem selar essa união com um casamento no civil em agosto e, em 2020, uma festa. Lucimar não se importa com a festa, mas Katiuscia faz questão de ter um casamento tradicional, com uma comemoração junto a todos as pessoas que conhecem e torceram pela história delas.

 

Para o futuro, elas ainda pensam numa possível adoção. Katiuscia é adotada e quer devolver pro universo toda a graça de ter tido uma família que a acolheu como filha e a criou, quer proporcionar isso a uma criança também, dar um lar com amor e duas mães generosas, atenciosas e cheias de carinho.

 

Pra nós aqui, fica a lição de que o amor trilha caminhos inimagináveis, mas que ele sempre encontra uma saída.