Variedades

Belchior é enfocado em documentários

29 MAI 2018 • POR • 16h47
Cantor, compositor e músico cearense Belchior
Ninguém ainda decifrou o enigma que fez Antonio Carlos Belchior (26 de outubro de 1946 – 30 de abril de 2017) sair de cena quase uma década antes da morte efetiva desse cantor, compositor e músico cearense, ocorrida no ano passado. Contudo, a vida e a obra do artista ainda despertam paixões e projetos culturais. Nada menos do que dois documentários vão abordar a vida e obra de Belchior sob ângulos diferentes.

Um deles, já em estágio inicial de produção, foca o artista no voluntário exílio no sul do Brasil, mais precisamente na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul (RS). Idealizado pela jornalista Patrícia Schuster, esse documentário está sendo viabilizado pela produtora Pé de Coelho Filmes com a intenção de investigar e detalhar a vida de Belchior no período dessa reclusão que, por vezes, se transformou em fuga existencial.

Segundo o portal G 1, o outro documentário, cujo início das filmagens está previsto para 2019, será feito sob a direção Marcus Fernando, que assinará o roteiro com Juliana Magalhães Antunes, autora do argumento. Provisoriamente intitulado "Belchior – Coração Selvagem", este segundo documentário irá pôr a vida e a obra do artista em foco pela lente poética do cancioneiro autoral do compositor.

"O documentário seguirá um formato biográfico, mas buscando uma linguagem mais poética a partir da força das letras do Belchior, cujos versos continuam impactando as novas gerações", conceitua Marcus Fernando, diretor e roteirista (em parceria com Eduardo Ades) do documentário "Torquato Neto – Todas as Horas do Fim" (2017), denso filme sobre o poeta e compositor piauiense Torquato Pereira de Araújo Neto (1944 – 1972).