Campo Grande

Reunião em CG articula desburocratização de licenciamento urbano

5 MAI 2018 • POR • 12h15
Encontro aconteceu na quinta-feira - 3
Visando a desburocratização dos processos de licenciamento urbano, uma reunião na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), reuniu os representantes das prefeituras de Dourados e Campo Grande, João Augusto Albuquerque da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e o secretário de planejamento do município de Dourados Carlos Dobes, com conselheiro Fabio Luis e Eduardo Costa, presidente do CAU/MS.

O objetivo é a articulação de um projeto que facilite os processos de licenciamento urbano baseado em ações positivas já aplicadas na Capital. A proposta é refletir essas ações também no interior do Estado.

"Discutimos ações de uma parceria entre os municípios e a entidade representante dos arquitetos e urbanistas para construir um projeto de desburocratização para processos de licenciamento urbano nos dois municípios a partir de ações positivas já realizadas na Capital com o intuito de criar um modelo que possa ser levado as demais prefeituras do estado de MS" explicou o conselheiro e arquiteto Fabio Luís.

De acordo com o arquiteto urbanista, as burocratizações geraram um débito de 60 bilhões ao País no ano passado.

"Ajustando esses pontos, conseguiremos facilitar os licenciamentos urbanísticos do Estado, garantindo economia ao Poder Público e flexibilidade ao usuário" contou Fabio.

Em breve, será realizada audiência em Dourados reunindo os profissionais da engenharia e arquitetura, representantes do setor imobiliário e empresários para debater as demandas do setor.

"Vamos discutir os gargalos existentes e as necessidades do setor para dar agilidade aos processos de alvará de construção, regularização e habite-se no município de Dourados" afirmou o secretário de planejamento de Dourados Carlos Dobes.

Ainda não há uma data marcada para o encontro, porém, sabe-se que serão apresentados a situação da burocracia no País é os casos de sucesso implantados em Campo Grande.