Mundo

Retirado corpo de soterrado no DF; dois estão desaparecidos

21 JUL 2011 • POR • 13h53
Bombeiros trabalham na busca de operários soterrados em obra do HUB - Foto: Mariana Zoccoli/G1
O Corpo de Bombeiros retirou no início da tarde desta quinta-feira (21) o corpo de um dos operários soterrados pela manhã em uma obra do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O corpo estava a uma profundidade de seis metros. Duas pessoas continuam desaparecidas.

O acidente aconteceu por volta das 10h40, quando os operários trabalhavam na escavação de uma vala subterrânea para passagem de esgoto do prédio do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA), do HUB.

O tenente-coronel Marcos Negrão, do Corpo de Bombeiros, disse que o trabalho de resgate deveria durar duas horas, porque a expectativa é que as outras vítimas estejam próximas ao primeiro homem localizado.

Segundo funcionários que trabalham na obra, os três desaparecidos são um carpinteiro, um pedreiro e um auxiliar de manutenção.

O primeiro-secretário do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Brasília, João Barboza, acompanha os resgates. Segundo ele, o número de mortes de operários em construções este ano superou o do ano passado. “Em 2010 foram seis mortes, este ano, já são nove.”

A secretária de comunicação da Universidade de Brasília, Ana Beatriz Magno, disse que o mestre de obras da construção já havia requisitado um escoramento de terra que caiu sobre os operários nesta quinta-feira.

O prefeito da UnB, Paulo César Marques, afirma que vai verficar com a construtora responsável pela obra o que aconteceu. "Agora, o momento é de pensar no resgate das vítimas. Passado isso, vamos correr atrás das causas do acidente", declarou.

A construtora responsável pela obra tem sede em Goiânia. O G1 entrou em contato com a empresa e aguarda retorno.

Instituto

Em fevereiro deste ano, a Universidade de Brasília (UnB) assinou contrato de R$ 7,8 milhões para retomada da obra de construção do ICA. Na ocasião, o diretor da construtora responsável pelo contrato afirmou que cem homens trabalhariam na obra todos os dias, incluindo os sábados.

O reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Júnior, disse, na época, que o instituto terá papel estratégico para o fortalecimento da pediatria no HUB, permitindo o reordenamento da estrutura física da instituição.